A soberba do teu coração te enganou. Obadias 3
– Por que você está tão triste? – perguntou a Sra. Mota, quando sua filha Dora entrou em casa para o almoço. – Tenho percebido que você anda diferente há vários dias.
– Não é nada. Não importa – respondeu Dora.
– É claro que importa – respondeu a mãe. – Conte-me o que há de errado. Você anda com problemas na escola?
– É a Alice Barros. Sempre fomos amigas, mas agora ela está brava comigo. Foge de mim no recreio e nunca mais me telefonou.
– Você fez alguma coisa que a desagradou? – perguntou a mãe.
– Nada de que me lembre.
– Bem, e por que não vai perguntar por que ela está evitando você? – sugeriu a mãe. – Tenho certeza de que uma conversinha vai esclarecer as coisas.
– Não! – disse Dora secamente. – O erro é dela. É ela que precisa vir falar comigo.
– Será possível que o orgulho esteja afastando vocês duas? – perguntou a mãe. – Quando pensamos apenas em nós mesmos e em nossos sentimentos feridos, muitas vezes imaginamos coisas que não são verdade. Se você quer a amizade de Alice, deixe o orgulho de lado e fale com ela. Pode ser que você tenha chegado a conclusões falsas.
Dora não respondeu, mas em seu coração sabia que a mãe estava certa. Depois das aulas, alcançou Alice.
– Por que você está brava comigo? – ela quis saber.
– É você quem está brava comigo – respondeu Alice friamente. – Bem que eu gostaria de saber por que você disse aquelas coisas horríveis a meu respeito.
Dora balançou a cabeça, sem acreditar.
– De que é que você está falando? Eu nunca disse nada horrível a seu respeito!
– Sim, você disse. Ouvi com meus próprios ouvidos – repetiu Alice. – Ouvi você dizendo à Bety que eu sou a criatura mais malandrinha que você conhece. Foi isso.
Dora começou a dar gargalhadas.
– Ah, Alice, eu disse isso mesmo, mas não era de você que estava falando; era sobre meu canário. Você não se lembra que eu dei a ele o seu nome?
– Então era disso que você estava falando? – E Alice começou a rir também. – Como fui boba de ter ficado ofendida!
Mantendo a Amizade
O orgulho nos leva a ideias falsas e conclusões erradas. E as conclusões erradas nos levam a mal-entendidos e conflitos.