terça-feira, 1 de novembro de 2011

EXISTE PROVA DE AMOR?

A maior prova de amor ...è  a de dar a vida por alguem.


DEUS SEPAROU:


1 VEM O NAMORO
2 NOIVADO
3CASAMERNTO


EXISTEM 3 TIPOS DE MOÇA:


1 A QUE SERVE SÓ PARA NOMORA,
E juntos  vocês se amassam  passa a mão e depois ele  diz: essa é facíl dimais.
2 A QUE SERVE SÓ PARA NOIVAR,
E juntos fazem sexo, tudo é muito bom, depois ele cansa, e quer uma nova aventura.
3 E AQUELA QUE É PARA CASAR, 
Que se resguarda pois ela quer ter um casamento perfeito, puro cheio das benção de Deus.


 Por isso devemos nos guarda para o casamento, onde havera  amor..tanto amor de dar a vida um pelo outro, amor capaz  de deixcar pai e mãe e unir-se a um homem em uma só carne sem reserva, sem medo.




A MAIOR PROVA DE AMOR ENTRE UM RAPAZ E UMA MOÇA,  É SABER RESPEITAR O CORPO UM DO OUTRO, E SABER DIFERENCIAR O QUE É NAMORO, E O QUE PARA O CASAMENTO, AGORA SE VOCÊS JA VIVEM COMO CADADOS, ENTÃO PARA QUE SE CASAR?
Nunca se falou tanto em sexo como hoje em dia, antigamente as únicas fontes de informação para um adolescente eram: os seus pais que dificilmente tocavam no assunto, os amigos, que na maioria das vezes tinha muitos conceitos errados, e maus resolvidos. Isso deixava assim os jovens muito confusos em relação assunto sexo. Hoje o que mudou foi o acesso à informação, pois o assunto sexo nunca foi tão aberto em tantos meios de comunicação, como revistas, programas de TV, realytes shows, sites, livros!
O programa Está Escrito quer lhe ajudar a responder duas perguntas:
Primeiro: Será que a adolescência é uma boa fase da vida para a iniciação sexual?
Segundo: Será que existem pessoas modernas e inteligentes que não concordam com a iniciação sexual na adolescência? Será que elas estão indo contra algo científico? Será que existe uniformidade no meio psiquiátrico ou no meio de sexólogos, sobre o assunto?
Trecho de Cantares:
“Os seus seios são como cachos de uva. A sua boca tem o perfume dos cachos das maças. Os seus beijos são como o vinho delicioso”. “Então que o meu querido beba suavemente deste vinho que escorre entre os lábios. Eu sou sua e você é meu”.
Sabe de onde eu extraí esta poesia?
Talvez você fique agora sem respiração, mas isto está escrito na Bíblia.
É! Em Cantares de Salomão! Cantares 7:8 a 10
Dá pra imaginar que a Bíblia também fale sobre sexo?
Se você é daqueles que já ouviu alguém dizer que o fruto proibido que Adão e Eva comeram era o sexo, saiba que isto é uma mentira! E das grandes.
Deus é quem criou o sexo. Aliás, Deus não só criou, mas também abençoou.
Veja só o texto que descreve Deus criando o sexo:
“Portando deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e serão ambos uma só carne” Gênesis 2:24
E em Gênesis 1:28 diz: “Crescei e multiplicai e enchei a terra”
Já sei no que você está pensando: Alguém disse pra você que foi Deus quem criou o sexo, mas que Ele criou o sexo só para a procriação, não para o prazer.
Então veja só este outro verso agora:
“Portanto, alegra-te com a mulher da tua mocidade… Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias” Provérbios 5:18 e 19
Há três afirmações fundamentais sobre Deus e o sexo que você precisa saber:
1º – Foi Deus quem criou o sexo!
2º – Deus abençoou o sexo!
3º – Quando Deus criou o sexo, Ele tinha planos de que o ser humano tivesse no sexo também uma fonte de prazer!
Foi na idade média que se desenvolveu esta idéia de que o prazer nos afasta de Deus e de que a dor nos aproxima dEle.
Mas esta não é uma idéia bíblica. Deus nunca disse isto em nenhum lugar da Bíblia! É por isso que, mesmo com o sexo tendo sido criado e abençoado por Deus, mesmo Deus tendo nos dado o sexo não só para a procriação, mas também para que tenhamos muito prazer, precisamos saber usá-lo da maneira correta, como qualquer coisa boa desta vida!
Assim, da mesma maneira como um bebê de dois meses não está preparado para comer – uma boa refeição com arroz, feijão e bife, também, um adolescente não está pronto para iniciar suas relações sexuais! É isso mesmo! E espera aí, não adianta querer deixar de ler esta palestra agora!
Desculpe se não estou falando aquilo que você gostaria de ouvir! Mas estou falando a verdade! Seja inteligente e pelo menos ouça quem tem uma opinião diferente da sua. Ouça a opinião, primeiro de Deus. Deus não enxerga você como apenas um número na audiência.
Permita que eu mostre a você que existe um outro lado. Você sabia que existe um monte de gente que pensa e age diferente do que a maioria diz?
Pra você não dizer que eu estou falando isto porque não entendo do assunto, eu quero convidar uma das cabeças mais ilustres e abertas do nosso país, que hoje vai apresentar a você o outro lado da história: Dr. César Vasconcellos de Souza, psiquiatra, escreve há 20 anos pra Revista Vida e Saúde. Atualmente ele trabalha no Hospital Adventista Silvestre.
Dr. Cezar Vasconcelos, que através do monitor vai participar respondendo a estas e a outras perguntas inquietantes.
Entrevista:
Pr: Fernando: Dr. César, obrigado por aceitar participar do Está Escrito conosco. Seja bem vindo!
Dr. César: Muito obrigado! É uma satisfação estar aqui com vocês e vamos conversar sobre esses assuntos tão interessantes!
Pr. Fernando: É muito bom receber o senhor Dr. César, obrigado e vou pedir para o senhor esperar um pouquinho, que agora eu vou apresentar este casal simpático que está aqui participando do Está Escrito, Marcos Junior e Valescka, é bom receber vocês aqui no Está Escrito, um casal bastante jovem, vocês são namorados?
Valescka e Marcos Jr.: Não!
Pr. Fernando: Vocês não namoram um com o outro, mas vocês têm namorado (a)?
Valescka: Tenho!
Marcos Jr.: Sim! Também tenho.
Pr. Fernando: Que bom! Então vocês vão representar os jovens, e eu quero fazer a primeira pergunta pra vocês. Já que o programa de hoje vai falar sobre sexualidade na adolescência, vou começar perguntando pra Valescka. O que você acha? A adolescência, o período da adolescência é uma boa idade, um bom período da vida pra iniciação sexual, pra pessoa começar a ter experiências sexuais diversas, variadas, antes do casamento? Você acha que esta é uma boa idéia?
Valescka: Eu acho que a adolescência é uma época, uma fase da vida meio conturbada. Os meninos estão deixando de jogar bola, brincar de carrinho, as meninas estão deixando de brincar de boneca, e não tem uma maturidade. E se esse jovem, esse adolescente não tiver uma base familiar, uma formação religiosa, acaba cometendo um ato impensado. Eu acho que é legal, primeiro a pessoa se conhecer, ter um relacionamento sólido…
Pr. Fernando: O que é esse relacionamento sólido, se conhecer?
Valescka: É se conhecer melhor, é namorar, noivar, ter um relacionamento sólido; ter uma vida estável pra depois sim casar, que eu acho que é o sonho de todo adolescente, de toda menina, é namorar, noivar, casar ter uma cerimônia…
Pr. Fernando: Você acha então que não é a idade boa para se começar a ter relacionamento sexual na adolescência?
Valescka: Não, não é! Eu já conheci meninas, colegas, amigas minhas no colégio, que num ato impensado ficaram grávidas, outras fizeram aborto, porque não tem maturidade nessa idade.
Pr. Fernando: Marcos Jr., o que você pensa? Qual a sua idéia sobre isso?
Marcos Jr.: Eu concordo com ela sobre a parte de maturidade, acho que uma fase que você não se descobriu ainda nem como pessoa. Você ainda ta saindo de uma fase de menino pra ser homem ainda. Você ainda não decidiu a sua vida profissional, você não sabe ainda nem o que você quer pra sua vida. E nessa idade o adolescente quer o sexo apenas por prazer. Ele não tem maturidade pra saber ainda por que, o que é o sexo dentro de um relacionamento. Ou seja, ele pode preencher de várias outras formas, por exemplo: com a amizade, essa fase, é a fase de você curtir os amigos, a adrenalina…
Pr. Fernando: Você acha Marcos Jr. que é possível com esses parâmetros que existem hoje, nessa fase apenas namorar, sem ter relação sexual?
Marcos Jr.: Com certeza!
Pr. Fernando: E você Valescka? Também pensa assim?
Valescka: Eu acho que é possível sim!
Pr. Fernando: Vocês já disseram que vocês têm namorados, e estão dizendo que é possível esperar!
Valescka: Eu acho que você não ter relação sexual, não é uma coisa, assim: um bicho de sete cabeças… Se você está com a pessoa, a pessoa que Deus direcionou pra sua vida, Deus vai abençoar aquele relacionamento e fazer com que vocês tenham maturidade, que haja respeito e cumplicidade entre os dois e dá pra esperar sim…
Pr. Fernando: Veja só Marcos Jr., e como é que fica? Talvez tenha muita gente que esteja assistindo o Está Escrito agora e deve estar pensando: Ah não é possível! Eu não namoraria esta garota, mas você é um rapaz, um garoto, o que você diz? Acha que dá pra namorar sem ter relação sexual? Não existe uma cobrança dos seus amigos, que dizem: Não é possível, você é assim? Eu não acredito!
Marcos Jr.:- Pastor é possível, mas não é tão fácil como a gente pensa que é. A mídia de uma maneira geral, impõe a sua cabeça, que você deve ter relações, que você tem que conhecer a tua namorada antes do casamento. Eu já estou namorando á dois anos, e tenho sempre buscado junto com a minha namorada, por sermos cristãos, agente busca sempre a presença de Deus. A gente ora junto, lê um livro que auxilia a leitura da bíblia juntos. Você tem que saber a hora certa, e curtir o momento, na hora certa…
Pr. Fernando: E vem cá, as pessoas podem pensar: Será que isso é um tipo de penitência que eles fizeram? Um voto? Uma coisa que a igreja obriga vocês a fazerem isso? Vocês são da mesma religião? Vocês dois?
Valescka: Não!
Marcos Jr.: Não!
Pr. Fernando: Ah! Cada um é de uma igreja, religião diferente, a igreja obriga vocês a fazerem isso, eles dizem: Você tem que fazer isso, é obrigado senão você não se salva, você não vai pro céu! Você vai para o inferno?
Marcos Jr.: Não de forma alguma! Eu até acho o seguinte: O casal que quer fazer, faz embaixo do nariz dos próprios pais. É uma questão de conscientização de cada um. Você tem que ter na sua mente, é uma questão sua com Deus. Muita gente faz um voto com Deus! Mas isso não é obrigatório. Não é o pastor que fala: Você vai ser excluído da igreja, você não pode fazer! Por que se eu fizer, quem é que vai ficar sabendo? É uma questão sua! Pessoal!
Pr. Fernando: Então quer dizer: é convicção sua? Convicção sua também Valescka?
Valescka: É uma opção nossa!
Pr: Fernando: Eu quero convidar vocês pra gente ouvir a opinião de um especialista na área de relacionamentos, o Dr. César que está escutando aqui a nossa conversa.
Dr. César e aí, a adolescência é mesmo uma boa fase da vida pra se começar a ter relacionamento sexual? Ou não? Dá pra esperar pra depois?
Dr. César: Eu costumo dizer para os jovens que a pressão hoje é imensamente grande, e difícil deixar pra depois. Mas deixar pra depois, pode ser uma grande jogada! Porque não tem nenhuma comprovação científica que os jovens que tiveram práticas sexuais antes de casar, que isso vai garantir uma relação de casamento: ótima. Porque a relação sexual não ensina você a amar. Ela não ensina você a dialogar. Ela não ensina você a ter comunicação de toque físico, por exemplo, sem uma sensualidade. E essas coisas são fundamentais para que uma relação conjugal possa funcionar bem. Se fosse verdade que todo jovem precisasse realmente ter práticas sexuais genitais, relações sexuais, antes de se casar pra poder ser feliz no casamento, na sexualidade e no casamento em geral. Então agente não encontraria tantos casos, tantas histórias de separações, de rompimento na relação conjugal, tão precoce. Que é o que a gente vê muito hoje em dia. Muito mesmo! O casal casa hoje e daqui três meses, talvez seis meses, um ano, um ano e pouco, estão se separando. Com pouco tempo de convívio já não estão mais se tolerando! E esses, são jovens que ás vezes, tiveram muitas relações sexuais, muita prática sexual, tiveram muitos parceiros antes do casamento. Então, parece realmente, que a pratica do relacionamento sexual não é uma garantia de que você vai poder ser feliz no casamento por causa disso.
Pr. Fernando: Bom Dr. César aproveitando esta deixa do senhor de que iniciar o relacionamento sexual antes do casamento, pode até mascarar este relacionamento depois de casado, eu quero perguntar aqui pra Valescka, você não acha que isso pode até atrapalhar o seu relacionamento depois de casada? Quer dizer não é preciso ter uma experiência, a iniciação não é um ingrediente necessário pra você ser feliz, afinal você vai entrar sem experiência, muita gente pensa assim e o que você pensa?
Valescka: Não! De forma alguma! Porque eu acho que é dentro do relacionamento que os dois vão ter descobertas juntos, e de repente se você começar já a relação antes do casamento, aquilo vai cair na rotina, já não vai ter alguma coisa especial, uma coisa nova. Então eu acho fundamental você ter a primeira relação dentro do casamento, pra você ter uma só, e ela ser única e especial pra toda a sua vida.
Pr. Fernando: Começar juntos a partir dali não é?
Valescka: Isso mesmo!
Pr. Fernando: E você Marcos Jr., não acha que este negócio de não ter experiência antes, não pode atrapalhar depois e você ser infeliz no casamento?
Marcos Jr.: Eu penso da seguinte forma: A partir do casamento você terá pela frente muitos anos pra você descobrir a tua esposa, o teu marido. Você vai ter muito tempo pra saber qual a forma exata, a fórmula certa pra dar certo. E totalmente inútil esta idéia de que precisa ter experiência antes, ela não vai levar a nada. E se por acaso você terminar o relacionamento com aquela pessoa? Se não for ela que vai ser o seu marido ou esposa, que experiência você vai levar para o seu casamento?
Pr. Fernando: Bom, vocês gostariam de ouvir o Dr. César novamente? Dr. César vou fazer para o senhor a mesma pergunta:
- Não é importante, e fundamental que os dois tenham experiência antes, e isso é na adolescência? A falta de experiência não vai atrapalhar no casamento? Bem isso é o que normalmente se ouve, se vê por aí! Eu quero saber: É científico isso também?
Dr. César: Olha realmente é passada a idéia de que isso é um fato cientificamente comprovado. Não tem comprovação na ciência em relação a isso! Na verdade o que acontece é que quando o jovem focaliza muito á sua relação de namoro e noivado na sexualidade genital, ou seja, ter relações sexuais, isso não garante que na sua vida de casado isso vai ser um benefício não, pode ser até o contrário. Mas não há nenhuma prova científica de que pra um casal se dar bem dentro da sua relação de casal, eles tenham que ter experiências sexuais antes de casar. Isso não é científico não, nada foi comprovado com relação a isso.
Pr. Fernando: Muito bom! Voltando aqui com vocês enquanto o Dr. César aguarda um pouquinho mais, eu quero fazer emendar esta resposta aqui com a pergunta que eu quero fazer. Porque ainda á pouco perguntamos, se não é necessária esta experiência antes pra poder dar certo. Mas agora eu quero perguntar: Será que o fato de você ter uma experiência sexual antes pode atrapalhar o seu casamento? Porque a mídia não toca nesse assunto, ela não fala sobre isso? Será que pode atrapalhar?O que você acha sobre isso Valescka?
Valescka: Eu acho que a mídia hoje em dia acaba estimulando, acaba impondo o relacionamento sexual. E isso até em campanhas, eles dizem: Ah faça sexo seguro, use a camisinha!
Eu não sou contra o uso da camisinha como método anticoncepcional, mas eu acho que existem outros meios, outros tipos de campanha que não incentive o relacionamento sexual. E eu acho que se você praticar o sexo antes do casamento, acaba acontecendo os traumas, as frustrações, porque vai ter as comparações: ah com aquele foi melhor, com outro foi pior…
Pr. Fernando: Então pra você Valescka ter relações sexuais antes do casamento pode atrapalhar o casamento?
Valescka: Com certeza vai atrapalhar!
Pr. Fernando: E pra você Marcos Jr., e você o que pensa?
Marcos Jr.: Eu penso da seguinte forma, agente vê muito mais da parte das meninas, do que dos homens, ela tem aquele sonho de crescer, de casar, de ter filhos, e ela vê ato sexual de uma maneira especial, totalmente diferente dos homens. E quando ela quer e acaba fazendo com o namorado ela está pensando o seguinte: Eu o amo, ele é o homem que eu vou ter pro resto da minha vida. E o homem ta fazendo aquilo somente por prazer. E o que acontece? Ela teve relações pensando que ele era o homem da vida dela, e ele de repente a abandona, e agora como é que ela vai ficar? Ela vai estar totalmente traumatizada, ela irá para um outro relacionamento totalmente insegura, ela agora não tem idéia nem do que é o amor, então isso acaba atrapalhando a vida dela.
Pr. Fernando: Queremos realmente mostrar que existe gente que tem outras idéias, diferente do que a mídia apresenta, existe gente que pensa diferente e age diferente. Aqui o Marcos Jr. e a Valescka pensam assim, agem assim, e existem muitos outros jovens como eles. Mas agora neste programa, pela última vez eu quero a palavra de um profissional, alguém que representa toda uma classe de pessoas que pensam diferente, totalmente diferente daquilo que é apresentado por aí. Dr. César eu quero mais uma vez ouvir a sua opinião, deste outro lado.
Será que pode influenciar negativamente um adolescente que teve relações sexuais antes do casamento? Isso pode deixar marcas psicológicas lá no futuro, quando ele estiver casado?
Dr. César: Realmente pode, tanto que se agente analisar a luz da ciência aquilo que acontece no desenvolvimento de um relacionamento a dois, todo casal que teve muita prática sexual antes de casar pode incorrer, é muito comum de quando for ter relação sexual com o seu cônjuge já casado, claro, ter na sua memória lembranças das práticas sexuais anteriores, então pode fazer muitas comparações. O rapaz pode comparar com as moças com quem ele transou, e comparar com a sua esposa. E aí isso pode prejudicar o relacionamento.
Também outra coisa que pode acontecer atrapalhando o relacionamento conjugal é que o rapaz ou moça que teve muita relação sexual antes de casar, pode entrar no casamento com uma sexualidade genital, ou seja, com o desejo de relação sexual muito exarcebado, muito aumentado, em detrimento da relação afetiva, do dialogo, do toque físico sem erotismo. Então em algumas pessoas, não vou dizer que acontece com todos, mas em algumas pessoas, quando casa, fica muito esta questão da comparação, e também o desejo de uma pratica sexual muito intensivo, deixando a de lado a comunicação, o diálogo, o toque físico sem sexo, e outras questões que são importantes para que este casal siga neste caminho de felicidade.
Muito bem Dr. César, muito obrigado pela sua participação no programa.
Eu quero dizer pra você que está lendo esta palestra, que nós estamos iniciando hoje uma série de quatro programas sobre relacionamento. O Dr. César é nosso convidado especial para esses quatro programas, você é o nosso convidado especial, assim como foram hoje a Valescka (Estudante) e o Marcos Jr. (Estudante), a quem eu também quero agradecer pela participação de vocês, muito simpáticos, e creio que os nossos leitores também apreciaram a companhia de vocês.
Valescka: Foi um prazer!
Marcos Jr.:- Eu que agradeço!
Mas, e agora?
Uma das coisas difíceis na vida da gente é se encontrar com a verdade! Sabe por que é tão difícil? Porque diante da verdade você é chamado a tomar uma decisão. Uma atitude!
Eu tenho obrigação de mostrar a você à verdade, mas quando eu acabo de mostrá-la, é você quem fica com a responsabilidade.
Você já viu que foi Deus que criou o sexo, portanto Ele conhece tudo de sexo. E na Bíblia que – um verdadeiro Manual Para Ser Feliz – Deus dá uma receita para o prazer pleno. Sexo com amor e as bênçãos de Deus. O melhor método para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: O Casamento. Vivemos numa época em que se fala muito em sexo, e tão pouco em amor.
Deus é amor. Ele nos criou com a capacidade e a necessidade de Amar. Está faltando Amor em sua vida? Então deixe Deus ensinar suprir essa necessidade. Porque Ele não apenas é Amor, mas é a única fonte do verdadeiro amor.
Chegou o nosso momento especial de oração. Será que você é um adolescente que se sente pressionado pelo mundo a viver uma vida que não gostaria, não queria viver? Será que você é um pai, uma mãe que tinha dúvidas a respeito de como criar o seu filho diante de toda essa idéia de sexualidade que existe hoje? Pois hoje eu quero orar com você e por você, para Deus te dar forças para ser instruído como adolescente, pra se decidir ao lado de Deus, pra se guardar e ter uma vida muito mais feliz no futuro. Se você é pai ou mãe eu quero orar por você, pra que Deus lhe de forças e sabedoria, pra que ao ensinar o seu filho, ele possa ouvir a voz do Espírito Santo no seu ouvido, por isso abaixe a cabeça, e vamos orar:
Oração: Deus amado e Pai, obrigado Senhor por Sua instrução tão clara na Sua Palavra. Obrigado Senhor porque o Senhor nos indica o caminho que devemos andar, em todos os detalhes e âmbitos em nossa vida. Senhor queremos ser seres plenos, completos cheios do Teu Espírito. Venha habitar Senhor no nosso corpo no nosso coração. Dá-nos forças e sabedoria para podermos viver uma vida de relacionamento conjugal, uma vida a dois, como um casal, inteiramente felizes aqui nesta terra. E para toda a Eternidade. Te pedimos Senhor e agradecemos. Em Nome de Jesus, Amém.
Assim como o seu corpo sente necessidade de alimento, e você se preocupa em saciar a sua fome pelo menos três vezes ao dia. Se alimente da palavra de Deus diariamente. Afinal “Está Escrito: nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”

SEXO ANTES DO CASAMENTO:

 Prejuízos Para o Rapaz e para a Moça

Aqui estão alguns dos principais prejuízos que uma moça sofre ao entregar-se a intimidades sexuais antes do casamento:
1. Em praticamente todas as culturas, os rapazes gabam-se de suas conquistas sexuais, enquanto as garotas geralmente sofrem a perda do respeito próprio e sentem ansiedade e culpa. A sociedade está tentando mudar esse conceito, mas ainda não o mudou completamente.
2. A moça se desqualifica para o casamento. Ainda hoje, os rapazes consideram a virgindade como característica importante na garota com quem pretendem casar. Em 1970, Bell publicou um trabalho afirmando como o rapaz, em geral, quer que a garota com a qual vai casar-se seja de boa reputação, “uma boa moça”, sendo capaz de redefini-la como “má” se o relacionamento com ela envolver sexo.
3. O escândalo social e o vexame quando há gravidez. Isso tem ocorrido com certa freqüência. Os pais ficam envergonhados, a Igreja procura disciplinar o casal envolvido. Observa-se um mal-estar muito grande e a própria gestação agitada e tensa compromete a saúde e o bem estar da criança.
4. O relacionamento da moça com o rapaz é afetado mesmo depois do casamento. Muitos maridos acabam questionando a fidelidade e sinceridade da esposa, usando como argumento, pretexto e razão para duvidar dela, o fato de ela ter permitido certas intimidades sexuais antes do casamento. O relacionamento entre os dois pode ficar afetado, tenso, ou pelo menos empobrecido, devido às intimidades sexuais antes do casamento.
5. A castidade é algo importante para o auto conceito, o auto respeito e a saúde mental de toda moça.
A sociedade ocidental tem tradicionalmente exaltado as aventuras sexuais dos rapazes antes do casamento. Nas escolas públicas e nos ambientes seculares isso parece ser até motivo de orgulho. Os indivíduos contam suas ações como se fosse louvável o que estão fazendo.
Numa sociedade “machista” como a nossa, parece que o homem tem todas as vantagens e a mulher todos os prejuízo de um relacionamento sexual pré-matrimonial. Na verdade não é bem assim. Os resultados e malefícios de se entregarem a intimidades sexuais antes do casamento são ainda piores, mais sérios e devastadores sobre os rapazes que sobre as moças. Engana-se quem pensa o contrário.
Prejuízos para o rapaz:
1. Intimidades sexuais antes do casamento desenvolvem no rapaz uma atitude de exploração, auto centrismo e egoísmo, gerando desrespeito pela felicidade e o bem-estar das pessoas do sexo oposto, desde que seus desejos sejam satisfeitos.
2. Seu relacionamento futuro com a esposa é afetado. Torna-se dominador e desconfiado.
3. Ninguém pode explorar os outros e submetê-los a sofrimentos sem afetar sua própria integridade e saúde mental.
4. O moço que usa de suas habilidades para destruir a resistência moral de uma garota está desenvolvendo um padrão de atitudes e valores que o prejudicarão em todas as suas relações sociais com todos os seres humanos. Ele se tornará manipulador.
O indivíduo que leva uma moça a intimidades sexuais, depois a abandona, escolhe outra, leva-a a intimidades físicas, abandona-a, e finalmente se casa com um terceira, quarta ou quinta namorada, tem um problema de estrutura moral. Seu caráter está mal formado. No contexto cristão isso é pecado. Pode ser curado e restaurado pela graça de Deus, como qualquer pecado; mas há problemas e marcas permanecem.
O indivíduo que se torna manipulador passa a ver as pessoas do sexo oposto como objeto a ser utilizado para satisfação de seus apetites egoístas, em vez de uma pessoa sensível, com sonhos e temores, uma pessoa capaz de sorrir e alegrar-se ou de sofrer e sentir dor.
Grande parte dos homens volúveis, e até mesmo alguns que se dizem cristãos, sofrem a tentação de verem todas as pessoas do sexo oposto como objetos sexuais. É lastimável. É um defeito de personalidade sobre o qual é necessário muito trabalho.
Por essa e por outras razões, os efeitos das intimidades físicas precoces são ainda mais marcantes e mais violentos para o rapaz do que para a moça.

PARA APROVEITAR OS MELHORES MOMENTOS DA VIDA