segunda-feira, 14 de novembro de 2011

CONTINUAÇÃO DA MEDITAÇÃO


14 de novembro segunda

Você Sabe Quem Foi Zilda Arns?

Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. Lucas 10:34

Foi no dia 12 de janeiro de 2010 que Zilda Arns morreu. Esse foi o dia que Deus permitiu que ela descansasse. Mas foi no dia 25 de agosto de 1934 que Deus escolheu que ela nascesse. Ela se tornou médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, pela qual milhares de gestantes, mães e crianças foram beneficiadas.

Por essas e outras iniciativas, ela foi indicada três vezes ao prêmio Nobel da Paz. Ela realmente fez a diferença na vida de muita gente por muitos anos. Certa vez, vi o depoimento de uma gestante que devia a vida do seu bebezinho aos cuidados e às orientações da Pastoral da Criança. Zilda foi uma mulher calma, sábia e de família tradicional. Radicada muitos anos em Curitiba, poderia ter dado outro rumo à sua vida, mas escolheu ajudar milhares e milhares de pessoas.

Zilda Arns estava palestrando e orientando sobre o que fazer para que uma Pastoral da Criança fosse criada no Haiti, quando um grande terremoto matou milhares de pessoas e cerca de 300 mil ficaram desabrigadas. Ela foi uma das vítimas dessa grande tragédia. Seu corpo foi trazido para o Brasil para ser velado em Curitiba. Milhares de pessoas de todas as regiões do Brasil foram se despedir dessa mulher que resolveu fazer a diferença no mundo.

Para todos nós, ela foi um exemplo de dedicação, empenho e trabalho pesado. Lutou como pôde, por todo tempo que teve, para que miseráveis pudessem viver melhor. Nunca enriqueceu, embora fosse abastada. Nunca reclamou por trabalhar muitas vezes 15 horas por dia. Em seus últimos dias, era apenas uma senhora querida. Mas qualquer um que a conhecesse sabia que ali estava uma leoa, pronta para defender os desvalidos. Temos esperança de que no dia da ressurreição veremos Zilda e seus milhares de afilhados que ajudou a sobreviver.




terça 15 de novembro

Ordem e Progresso?

Um país sem a orientação de Deus é um país sem ordem. Quem guarda a lei de Deus é feliz. Provérbios 29:18

A bandeira do Brasil declara uma frase positivista. Os ideais brasileiros sempre apontaram para o desejo da nação de ser um país justo. Infelizmente, demorou muito para que pudéssemos vislumbrar esse lema no dia a dia das pessoas.

Graças a Deus, nosso país começa a ser um pouquinho mais justo e também começa a crescer. As notícias nos têm deixado felizes, embora exista muita coisa ainda por fazer.

Ao pensarmos em nosso país na década de 80, e contrastarmos com o Brasil de hoje, conseguimos perceber os avanços e melhorias que aconteceram. Nos últimos anos, o salário mínimo cresceu mais do que a inflação. O Brasil se tornou autossuficiente em petróleo e a inflação está controlada. O crescimento do Brasil é vigoroso. Há muitos anos nossa moeda é forte, e a pobreza vem diminuindo ano a ano.

É claro que nem tudo são flores em nosso país. Ainda existe muita corrupção, obras superfaturadas, e a desigualdade social ainda é muito grande. Os impostos são pesados, e muitas crianças ainda têm que trabalhar para poder comer.

Existe espaço para os otimistas e também para os pessimistas. Mas acredito que ordem e progresso só são possíveis para “os realistas”. Estes, sim, conseguem fazer uma leitura equilibrada e real das coisas. Há um ditado popular que diz: “Nem tanto ao Céu, nem tanto à Terra.” Afinal de contas, entre 8 e 80 existem 72 números. É claro que não podemos nos conformar com as coisas erradas que estão aí. Mas também temos que reconhecer os avanços e trabalharmos para crescer ainda mais.

Talvez você seja bem jovem ainda, mas quero dizer que você também faz parte desta história. O Brasil será tão bom quanto você for. Será tão honesto quanto você for. Por isso, acredite no lema da nossa bandeira e trabalhe para que isso seja uma realidade. Por enquanto, estude bastante, seja bom amigo, empreste suas coisas se alguém pedir, reparta o que é seu, ajude quem precisa, seja amigo daqueles que não são tão populares e respeite os professores. Assim, você estará ajudando o país e sendo um excelente filho de Jesus. Ordem e progresso para o Brasil e para você também!




16 de novembro quarta

Você Já se Sentiu um Lixo?

Aí Ele disse: – Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como Nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Gênesis 1:26

Às vezes, nossa vida é assolada por inúmeros acontecimentos que nos pegam de surpresa. E nos derrubam... Vemos as coisas acontecendo de maneira diretamente contrária a tudo que sonhamos. Vivemos experiências dolorosas que deixam marcas que parecem ser eternas. Passamos por situações difíceis e tristes das quais não sabemos como sair. E o pior de tudo isso: aos poucos, vamos sendo transformados em pessoas piores. Mais insensíveis, mais rancorosas, mais tristes, amargas. E, quando percebemos em quem estamos nos tornando, o retorno parece impossível.

Conheci uma pessoa jovem e cheia de vida, feliz por natureza. Mas, à medida que os anos foram passando, a impressão que dava é que ela estava se deteriorando. Os traumas pelos quais passou, justamente pela traição da pessoa que mais amava, começaram aos poucos a roubar-lhe a vida. Foram minguando sua alegria e energia, a vontade de viver intensamente fazendo seu melhor para Deus e para o próximo. E agora ela se sente insegura para realizar qualquer coisa. Até mesmo numa simples conversa informal, ou na decisão de coisas pequenas e sem importância, como escolher se prefere um picolé ou um suco. Bobeira, não é? Aparentemente, sim, mas quando o amor próprio não existe, varias coisas se tornam muito difíceis.

Tomar decisões, sejam elas grandes ou pequenas, é uma delas. Relacionar-se com outras pessoas também é complicado, porque o crivo de valor do próximo será sempre muito maior que seu próprio valor. Seu sentimento de incapacidade se refletia em todas as áreas de sua vida: relacional, profissional, espiritual. Essa minha amiga se comparava ao lixo, sentindo-se sem valor e sem utilidade.
As pessoas normalmente querem distância do lixo. Ele cheira mal e em nada nos atrai. Comparar-se ao lixo é desvalidar um dos maiores atos de amor do nosso Criador, que nos fez à Sua imagem e semelhança.

Você já se sentiu um lixo? Acha que não consegue acertar nunca ou ainda que ninguém gosta de você? Não consegue perceber seu valor ou fazer com que os outros o percebam? Saiba que existe um Pai de amor que continua vendo em você o sonho mais lindo que Ele criou. Um dia, Ele irá colocar no lixo, para sempre, todo tipo de maldade e podridão. Tenha um bom dia, com muita valorização para você!




quinta 17 de novembro

Por que a Gente Sonha Quando Dorme?

O Senhor diz ao Seu povo: “Depois disso, Eu derramarei o Meu espírito sobre todas as pessoas: os filhos e as filhas de vocês anunciarão a Minha mensagem; os velhos sonharão, e os moços terão visões.” Joel 2:28

Por que a gente sonha quando dorme? A ideia é de que os sonhos seriam restos do dia. Ou seja: algo que acontece com você de dia reverbera durante os sonhos. A comprovação científica disso foi feita em 1989 por Jonathan Winson e Constantine Pavlides, da Universidade Rockefeller. Ao observar cérebros de ratos, descobriram que os neurônios mais ativados durante o dia continuavam a ser ativados durante a noite. Do mesmo modo, os neurônios pouco ativados durante o dia tampouco o eram durante a noite.

O que isso significa? Significa que, se uma pessoa teve hoje uma experiência marcante, a chance dessa experiência entrar em seu sonho é muito grande. Se você foi atacado por um tubarão, é provável que sonhe com tubarão. Se foi para a guerra do Iraque, nos próximos anos vai sonhar com guerra. Isso é o resto diurno levado às últimas consequências. Mas, como em nossa vida moderna ninguém tem experiências extremas todos os dias, os sonhos acabariam sendo uma mistura simbólica de um monte de coisas.

Você pode sonhar hoje com tubarão, amanhã com jacaré, depois com parque de diversões, simbolizando todos eles uma mesma experiência. Mas de onde viriam aqueles sonhos malucos, com cenas que você nunca viu? Para a ciência, do seu inconsciente. É lá que estão guardadas as lembranças que você adquiriu ao longo da vida. Quando dormimos e começamos a sonhar, nosso cérebro faz um “ovo mexido” com nossas lembranças e os sonhos ficam muitas vezes sem pé nem cabeça. Mas ainda são restos dos nossos dias vividos.

Essa, talvez, seja a teoria mais aceita hoje pela ciência, mas nunca podemos nos esquecer de que os sonhos podem ter outra origem também. Podem vir diretamente de Deus, revelando algo para nós. No passado, Deus usou muito esse método. E hoje pode usá-lo para ajudar Seus filhos. A Bíblia nos revela isso. Portanto, de agora em diante, preste atenção aos seus sonhos. Eles podem ser apenas restos do seu dia, mas podem ser recados muito importantes de Deus. Fique atento. Seus sonhos podem vir diretamente do Céu. Bons sonhos!




18 de novembro sexta

Qual é o seu Preço?

Pois Ele [Deus] os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dEle. 1 Coríntios 6:20

Um dia, um amigo me fez lembrar uma frase bastante conhecida, que diz assim: “Cada um tem um preço, qual é o seu?” Essa frase quer dizer que todas as pessoas se vendem; a única questão é saber por quanto. Será que essa frase é verdadeira? Será que cada um tem um preço, e talvez quem não se vendeu é porque ninguém ofereceu o que se pediu?

Sinceramente, acredito que não. Acho que qualquer pessoa longe de Deus é corruptível. Mas, qualquer um que estiver ligado a Cristo, tem condições de vencer qualquer tentação. Basta nos lembrarmos dos mártires. Eles não se venderam mesmo diante da possibilidade da morte iminente. Nada, nem ninguém, foi capaz de comprá-los.

Por outro lado, é difícil passar um semestre no Brasil sem que haja um escândalo de corrupção em Brasília. Mensalão de um lado, corrupção de outro. E a gente vai ficando cada vez mais incrédulo em relação à política. Isso é muito triste, e devemos lutar para não reproduzir esse tipo de comportamento, em escala menor, em nossa vida.

Há um texto que diz assim: “A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que se não comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exato; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus” (Ellen G. White, Educação, p. 57).

Cada um de nós vale e vale muito. Fomos todos comprados pelo sangue de Cristo. Foi-nos prometida a maior das recompensas – a vida eterna. Fomos tão valorizados pelo Céu que já nada aqui devia nos atrair. Não devemos nos vender por preço nenhum. Somos, sim, homens e mulheres que não se compram e não se vendem. Ninguém tem força para nos comprar. O maior lance foi dado na cruz do Calvário e, agora, estamos certos do nosso verdadeiro valor.




sábado 19 de novembro

Você Já Ficou de Castigo?

Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Apocalipse 3:19

Depois que a gente se torna pai, as coisas mudam. De castigados passamos a castigadores. O que eu jamais podia imaginar é que alguém realmente pode castigar por amor. Quando eu era criança, fiquei algumas vezes de castigo e confesso que não gostei de nenhuma vez. Mas, agora que sou pai, vejo que é extremamente necessário colocar os filhos de castigo. Confesso que não gosto; não é nada agradável ver a tristeza nos olhos dos seus filhinhos por ficarem de castigo.

Alguns estudiosos dizem que, quando uma criança faz algo que merece castigo, deve ter um lugar para pensar no que fez. E cada ano de idade deve corresponder a um minuto do tempo. Assim, se seu filho tiver cinco anos, deve passar cinco minutos pensando no erro que cometeu.

Quando meu filho mais velho tem que ir para o cantinho pensar, ele grita a plenos pulmões: “Não quero pensar!” Acho que essa é a realidade de muita gente que erra. Cometem erros e não querem pensar no que fizeram, e muito menos assumir as responsabilidades dos seus feitos.

Como crianças crescidas, não queremos a repreensão de Deus. Não queremos colher as consequências dos nossos erros nem pensar no que fizemos. Mas, hoje que sou pai, vejo quão importante é a disciplina para a educação de um filho. Se você é pai, e está lendo este devocional para seus filhos ou alunos, sabe do que estou falando. Por qual razão achamos que nossa relação com Deus é diferente? Ele também é nosso Pai e nos ama muito. Tenho certeza de que Ele ama a todos e, por isso, a todos repreende, inclusive a mim e a você. Não acho que Deus faça isso por capricho ou por prazer em nos disciplinar. Um pai não quer castigar o filho nunca; contudo, algumas vezes, é fundamental para a formação do caráter.

Se hoje você ficou de castigo, pense que quem está fazendo isso o ama muito e quer o seu melhor. E se você não concorda comigo hoje, peço seu voto de confiança. Acredite, só disciplina quem ama!

Você ficou sem ir a uma festa por causa de um castigo? Teve que ir para o seu quarto pensar no que fez? Não pode ir ao passeio da escola? Alguém deve amar muito você. Um dia, quando você for pai ou mãe, entenderá melhor!










MEDITAÇÃO JUVENIL


MEDITAÇÃO JUVENIL
De 12 de novembro ao dia 19 de novembro
Você Tem a Força?

Será que sou forte como a pedra? Será que o meu corpo é de bronze? Jó 6:12

Você já reparou que crianças sempre querem ser fortes? Pelo menos lá em casa é assim. Meu filho quer ser forte como o pai. Mal sabe ele das minhas limitações. Tudo bem. Houve uma época em que eu também quis ser fortão. Mas alguns persistem nisso até a vida adulta.

Na Inglaterra, existe um concurso para saber quem é o homem mais “durão” do país. Mais de cinco mil candidatos a “durões” apareceram. Eles tinham que percorrer 12 quilômetros com os mais diferentes e difíceis obstáculos possíveis, tais como passar pelo meio de um muro de fogo, ficar quatro minutos debaixo da água sem respirar, mergulhar em um piscina de puro lodo e nadar até a outra margem. Depois de muito arame farpado e coisas estranhas para se comer, um dos candidatos foi eleito o mais “durão” de todos.
Mas acredito que força é algo que vai além da força física. Extrapola os músculos e chega ao caráter da pessoa. Embora saudável, Jesus não era musculoso; no entanto, nunca ninguém foi tão forte! Força pode ser algo que vem de dentro, própria das convicções.

Grandes líderes da humanidade também não eram musculosos, mas tinham força nas palavras, no olhar e nas atitudes. É só lembrar-se de Nelson Mandela, Martin Luter King, Madre Tereza de Calcutá. Todos mortais, pecadores e falhos, mas imortais por suas ideias e por aquilo que defendiam.

Isso significa que, para ser forte, você não precisa ficar duas horas por dia em uma academia de musculação. Força é muito mais que músculos, amigo. Espero que meu filho compreenda isso o quanto antes. Afinal, ele precisará de forças para viver neste mundo. Em lugar da academia, que tal passar duas horas por dia com a fonte de toda a força? Com certeza, Jesus está esperando que você Lhe peça um pouquinho de Sua força!




domingo 13 de novembro

Você Acorda de Mau Humor?

A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida. Provérbios 15:13

Acho que ninguém gosta de alguém mal-humorado. Não há nada pior do que alguém carrancudo ao nosso lado. Se fizer sol, ele reclama. Se chover, reclama também. Ele não se agrada nem do frio nem do calor. Pode ouvir a melhor piada do mundo que não acha graça e reclama o tempo todo. Ninguém gosta de ficar ao lado de pessoas assim. A gente não se sente bem e, às vezes, isso até atrapalha nosso dia.

Conheci uma garota que fica de mau humor em duas situações: com fome ou com sono. Ela era extremamente bem-humorada, querida e ótima amiga. Todos gostavam dela e de ficar perto dela. Tinha muitas amigas e amigos.

Era conselheira e muito consagrada. Mas, quando ficava com fome ou sono... Todos saíam de perto, porque ninguém conseguia aguentar. Ela realmente se transformava. Que pena!

Você sabia que o mau humor faz mal à saúde também? Quem vive assim tem mais chances de sofrer infarto, derrame, pressão alta, diabetes e assim por diante. Quem vive de mau humor fica até mais feio. Pode reparar. Mesmo que a pessoa tenha traços bonitos, seu mau humor esconde a beleza.

Como você tem lidado com seu temperamento? Mesmo que você não seja o piadista da turma, pode ao menos se alegrar, rir, buscar ver o lado bom das coisas, das pessoas e dos lugares. Viva mais leve, sorria, brinque mais. Não leve tudo e todos tão a sério. Quem ri de si mesmo é mais seguro emocionalmente, fica mais tranquilo e tem mais chance de fazer amigos.

Você acorda com mau humor? Ou vai dormir com mau humor? Espero que nem um nem outro. Tomara que você viva feliz todo o tempo! Assim, você será melhor amigo e terá melhores amigos também. Hoje, sorria, brinque, aceite brincadeiras e você verá seu dia bem mais feliz!