sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UMA BOA MANHA COM DEUS





GENTE O SÁBADO É O DIA MAIS MARAVILHOSO QUE DEUS COMO CRIADOR SEPAROU PARA NOS. 
PARA QUE NELE PUDÉSSEMOS APROVEITAR COM  A FAMÍLIA, E CONTEMPLAR  SUA NATUREZA.
APROVEITE ESTE SÁBADO  COMO SE FOSSE SEU ULTIMO DIA AQUI NA TERRA, E ASSIM 
FAÇA O MESMO COM AQUELES QUE VOCÊ AMA.
POIS NÃO SABEMOS A HORA EM QUE DEIXAREMOS DE APROVEITAR TUDO QUE DEUS COMO CRIADOR CRIARA.
BOM SÁBADO.

COMO DEVEMOS NOS PREPARAR PARA RECEBER NOSSO VISITANTE ESPECIAL ""JESUS""


A PREPARAÇÃO PARA O SÁBADO

Sexta-feira
Para muitos adventistas do sétimo dia, a preocupação semanal de ter "tudo em ordem" para receber o sábado, faz com que o dia de "descanso e felicidade" se torne em um dia de "tensão e tristeza."
Mas, por que tem que ser assim? Aqui damos algumas orientações para a organização do seu tempo a fim de que a sexta-feira torne-se um dia mais tranqüilo do que tem sido para muitos.
O primeiro passo é: não deixar para nos preparar apenas na sexta-feira. Desde o domingo devemos nos programar para receber o sábado.
"Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como objeto de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida. Todos os que considerarem o sábado um sinal entre eles e Deus,... praticarão dia a dia os estatutos de Seu reino, orando continuamente a Deus para que a santificação do sábado sobre eles repouse..." (TS Vol. III, p. 20 )
Preparando-se em casa.
Planeje suas tarefas para cada dia, estabelecendo um plano de preparação para receber o sábado.
Lembre-se que a base do seu sucesso é começar bem o dia. Como? Um momento devocional com Deus deve ser a parte mais importante de nossa vida como cristãos. Se desejamos fazer tudo para a glória de Deus, devemos buscá-Lo primeiramente cada dia.
Sabemos que as circunstâncias de cada família são diferentes. Por isso é bom contar com a cooperação de cada um dos seus membros.
Uma boa administração da casa é importante porque mantém a família saudável, é um exemplo para os filhos, aumenta a dignidade e o "orgulho" na família e acima de tudo reflete nosso cristianismo.
O sábado deve ser o ponto central em torno do qual giram todas as nossas atividades, sejam elas domésticas ou em nosso trabalho aqui no Hospital Silvestre. Nosso conceito acerca do sábado e de sua importância deve ser aprofundado.
"As primeiras vitórias devem ser alcançadas na vida doméstica. Aí é que deve começar a preparação para o sábado..." (TS Vol. III, p. 20)



"... Na sexta-feira deverá ficar determinada a preparação para o sábado. Tendo o cuidado de por toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho... O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos..." ( TS Vol.III, p.22).
O segundo passo na preparação para o sábado é: ter em mente que esta preparação não consiste apenas em termos a casa arrumada e limpa, ou termos realizado todas as tarefas seculares durante a semana, tudo isso é muito importante, mas a verdadeira preparação é a espiritual. Devemos atentar para os seguintes pontos que podem perturbar nossa alegria sabática: falta de estudo da Bíblia, falta de oração durante a semana, preocupação com as atividades seculares, sobrecarga com as atividades da igreja, cansaço e desacordos com os outros e sobre este último, citaremos o que escreveu Ellen White:
"Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Neste dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento... Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares..."-(TS Vol. III, p.22).
Vale lembrar que temos a preocupação de que haja um interesse maior no sentido de observarmos o sábado de maneira correta em nossa instituição, o HAS. Para isso precisamos em cada setor planejar nossas atividades, sem perder de vista o objetivo do sábado, e sem esquecer que somos exemplos para aqueles que convivem conosco mas que ainda não fazem parte da IASD.
A SANTIDADE DO SÁBADO
Trovões e relâmpagos marcaram a presença de Deus no Sinai quando foi entregue a Moisés os dez mandamentos escritos pelo próprio Senhor. "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar." O mandamento começa e termina com um convite à santificação do sábado que foi declarado santo por Deus na criação.
A fulgurante manifestação de Deus no monte Sinai objetivou conscientizar os israelitas da santidade de Deus, revelada por Sua presença no tempo, o sábado, e mais adiante no lugar de culto, o tabernáculo. O povo deveria preparar-se para o solene encontro com a presença de Deus. Sua preparação incluiria a purificação pessoal e a demarcação de um limite ao redor do monte onde Deus Se manifestaria. Há lições preciosas que podem ser aplicadas à observância sabática. A preparação pessoal e delimitação do tempo comum em relação ao sábado são aspectos básicos na guarda do sábado. Não se pode honrar a presença de Deus no dia que Lhe pertence, se não se estabelece um limite entre o tempo sagrado e o de nossas ocupações pessoais.
Santo significa separado por Deus. A santidade do sábado reside na manifestação especial da presença de Deus, nesse dia, na vida do Seu povo. Isso significa que assim como o sábado é santo entre os demais dias, o cristão que o guarda sabe que está chamado a ser santo entre uma geração pecadora. Assim como Deus escolheu o sétimo dia para manifestar-se ao Seu povo, escolheu a esse povo para manifestar-se ao mundo:
"Sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" I Pedro 2: 9.
Observando o sábado como dia do Senhor, o Seu povo deve recordar permanentemente que esse dia é "sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor que vos santifica" Êxodo 31:13.
"Para os que guardam o sábado, esse dia é o sinal da santificação. A verdadeira santificação consiste na harmonia com Deus, na imitação do Seu caráter. Essa harmonia e semelhança são alcançados pela obediência aos princípios que são o transunto de Seu caráter. E o sábado é o sinal da obediência. Aquele que de coração obedecer ao quarto mandamento, obedecerá a toda a lei. Será santificado pela obediência." (TS Vol. III, p. 17).
Pr. Wladimir G. Souza

VER ALEM DAS APARENCIAS


                Deus não ver o exterior , mas o interior
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o
coração. 1 Samuel 16:7
A escolha de Davi como rei de Israel nos ensina a não julgar as pessoas pela
aparência.
O profeta Samuel recebeu a indicação de Deus de ir até a família de Jessé, para
ungir o próximo rei de Israel.
Como era de se esperar, Jessé trouxe primeiro o filho mais velho, Eliabe. De bom
porte, alto, bom físico, elegante. A reação imediata de Samuel foi, “deve ser este”.
Mas Deus foi bem claro com o profeta: “Não considere sua aparência”. O fato é que
Jessé desfilou todos os sete filhos diante de Samuel e Deus dizendo “ainda não”.
O profeta perguntou para o pai: “Não está faltando alguém?”
“Sim”, disse Jessé, “ainda falta o menor. Ele não tem nem título de eleitor ainda. Ele
é bom para tocar harpa e cuidar de ovelhas. Mas não sei se cairia bem num
ambiente de palácio.” Nem mesmo o pai viu em Davi um potencial de liderança. Os
irmãos de Davi também não o imaginavam num ambiente palaciano. Mas esse
adolescente desconhecido não passou sem ser notado por Deus.
Você se lembra quando estava na fila aguardando para jogar no próximo time?
Quem eram os primeiros escolhidos? Claro, os mais rápidos, mais fortes e mais
hábeis. Como é que você se sentia ao ser escolhido por último, como se estivessem
dizendo: “Você não vai somar nada no time, não vai fazer nenhuma diferença, mas
só para completar, entre aí”.
Ninguém gosta de ser considerado um acessório, um apêndice, um contrapeso.
Todos querem se sentir valorizados pela tarefa ou pelo desafio que recebem. Para
seus irmãos, Davi era uma espécie de contrapeso.
Que critério Deus usou para chamar Davi do anonimato para uma posição de
destaque, um ninguém que passou a ser alguém? Ele não estava numa posição de
visibilidade, mas cumpria com fidelidade sua responsabilidade. Você nunca vai saber
quando alguma coisa que aconteceu com você vai lhe abrir uma porta de
oportunidade no futuro. Jamais passou pela mente de Davi, ao estar protegendo as
ovelhas do urso, do leão e do lobo, que um dia seria o rei da nação israelita.
Não sei que posição você ocupa ou em que departamento você trabalha. Mas
qualquer que seja a função, Deus tem um plano para sua vida que ninguém vai
roubar.

A fidelidade e a dedicação com que você cumpre suas tarefas determinarão em
grande parte que papel você desempenhará na sociedade E no futuro.

SEDENTO


Ter um Coração Sedento

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a Ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador! Salmo 19:14

O autor Mortimer Adler diz que, quando lemos uma carta de amor, “lemos cada palavra três vezes; lemos nas entrelinhas, pesamos cada frase, percebemos a cor de cada palavra e procuramos um significado até mesmo na pontuação”. É por isso que depois de algum tempo os namorados já sabem a carta de memória. O importante não é a carta em si, mas quem a escreveu. É isso que dá significado à carta. É aquela carta que você abre primeiro, vai ler com interesse e a separa de todas as outras.

Que lugar a Bíblia ocupa em nossas afeições e em nosso tempo? Quando você lê a Bíblia, abre o coração para o que Deus está revelando? Como a vida devocional se enquadra em sua agenda? Encontrar tempo para um momento devocional com qualidade é, hoje, grande desafio para todos, e muitas vezes nos sentimos frustrados por não dedicar a quantidade ou a qualidade de tempo necessário para isso. Você precisa tornar esse momento uma “ilha” no meio de tudo o que está fazendo e pedir que Deus lhe fale ao coração. Esse momento requer mais do que apenas desligar o celular e fechar a porta do escritório ou do quarto.

Parar e se sentar é um grande desafio. Não é um momento de inatividade. É um momento para ampliar sua sensibilidade espiritual e restaurar a alma. Necessitamos procurar a Deus com interesse; aproximar-nos dEle com fome e sede. Peça-Lhe ouvidos para ouvir e percepção para sentir a maneira pela qual Ele está tentando Se comunicar com você.

A quietude é muito importante para perceber com mais nitidez a voz de Deus. Deus não escolheu Se revelar a Elias no vento forte, no terremoto nem no fogo. A agitação pela qual o profeta estava passando pedia apenas uma voz mansa e suave. Deus falou a Elias por meio do sussurro.

A voz de Deus se torna mais clara num ambiente calmo e numa atmosfera de silêncio. Para ouvir um sussurro ou uma voz mansa e suave você não pode estar de um lado da sala e a outra pessoa no lado oposto. Tem que haver proximidade.

“Quando as Tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a Ti” (Jr 15:16).