quarta-feira, 29 de agosto de 2012

COMO ESTA O SEU CONHECIMENTO, E COMO ESTARÁ VOCÊ USANDO-O



Polução Noturna

Pergunta:
Gostaria de saber sobre a polução noturna. Em um Acampamento de verão de meu distrito, o pastor fez uma mesa redonda, e um dos assuntos foi sobre masturbação e polução. Segundo ele não precisamos masturbar, pois, Deus nos deixou um meio de escape, a Polução Noturna. Quase todos concordaram com esta afirmação. Segundo esta afirmação não é muito dificil concordar com ela, pois, se a masturbação é pecado, podemos concluir que a polução noturna é algo dado por Deus.
Mas, surgiu uma duvida entre os jovens de minha igreja. Como Deus poderia prover um meio para esta questão, sendo que este vem de uma forma tão pornografica.
Quando acontece a polução, sonhamos com cenas eróticas.
Ai surgiu a pergunta: como na Biblia vemos que não devemos assistir a filmes, nem ver revistas eróticas, mas Deus usa isso para que não precisemos pecar? Isso é meio contraditório, não.
Gostaria de ter a posição de vocês, sobre isso. Sei que muitas outras pessoas, sobre tudo os jovens, gostariam de uma explicação sobre isso. Sem contar que muitos pastores talvez estejam ensinando suas ovelhas.


Resposta:

Além da explicação Teológica que certamente o seu Pastor já fê-la muito bem, há ainda pelo menos duas outras formas de se compreender a polução noturna. Elas não dizem a mesma coisa mas também não se contradizem. Para a minha compreensão, elas se complementam. Tentaremos usar uma linguagem não técnica na tentativa de eliminar a
sua dúvida.
Vejamos:
1) EXPLICAÇÃO FISIOLÓGICA:
A Pituitária é uma glândula do organismo humano que comanda outras. E é por ocasião da puberdade,momento em que aparece caracteres sexuais adquiridos, (pelos, mudança de voz, e etc.), que as glândulas sexuais sob "as ordens" da Pituitária que começam o funcionamento. A menina já nasce com cerca de 400 óvulos e a partir desse período ela vai liberar um óvulo por mês. E caso não seja fecundado será expelido numa forma chamada menstruação.
O menino não nasce com os espermatozóides, mas a partir desse período produz ininterruptamente durante às 24 horas. Acontece que em algum momento o organismo também terá que se livrar deles para acomodar as produções mais novas. E quando os mesmos não são utilizados, aí ocorre o que se chama de Polução Noturna.
Essa é uma explicação simples do metabolismo do aparelho reprodutor humano. Para maiores esclarecimentos consulte um Médico urologista.

2) PSICOLOGIA
Em uma determinada visão psicanalítica, os sonhos acontecem como forma de exteriorização do que afetou o inconsciente. E esse recurso produz alívio ao aparelho psíquico evitando que haja uma outra reação que pudesse danificar a saúde .


A polução noturna pode acontecer sem o sonho?
Pode, desde que não exista gravado no inconsciente algo como uma imagem percebida anteriormente.
A Gestalt, outro seguimento da psicologia, diz que percebemos as coisa como nós somos e não como as coisas são. Talvez por isso que uma mesma tentação atrai uns e outros não.
O que já existe em sua mente sobre uma determinada tentação, vai determinar muito do quanto você terá que lutar para vencer essa mesma tentação.
A receita para isso é manter-se com uma mente pura. Fil. 4:6-8.
É meditar no Senhor e em Sua lei noite e dia. Sal. 1:2
Entende-se que um homem jovem e saudável tem polução noturna pelo menos uma vez em cada 15 dias. E isso não precisa acontecer com sonhos eróticos. 1º Cor. 10:13. Entretanto, há muitas formas de se estimular para que a mesma aconteça com tais sonhos.
A Bíblia diz que as mas conversações corrompem os bons costumes. 1ºCor. 15:33; Efe. 5:4. Qualquer coisa (filmes, revistas, e etc.) que estimule pensamentos impuros vai criar um desconforto em função de uma libido não
realizada. Para não pecar, o melhor é não pensar. Não se detenha diante da aparência do mal. 2Tim. 2:22-23.

Pr. Graciliano Martins

O QUE VOCÊ JOVEM ESTA FAZENDO COM SUA VIDA, E PARA QUEM SERA OU SERVIRÁ


AUTO-EROTISMO - MASTURBAÇÃO

Auto-erotismos são fenômenos de emoção espontânea, produzidos na ausência de qualquer estímulo externo, quer direto, quer indireto, em que o sujeito obtém a satisfação recorrendo unicamente ao seu próprio corpo. Um exemplo de auto-erotismo é a masturbação.

Do ponto de vista psicanalítico o auto-erotismo, se distingue o Narcisismo em sua forma mais ampla, uma tendência da emoção sexual que se observa na admiração de se mesmo. Freud, em Os Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade, retoma o termo Narcisismo, essencialmente para definir a sexualidade infantil. Para compreensão de Freud, no auto-erotismo o objeto da pulsão sexual apaga-se em benefício do órgão, que é a fonte dela, e regra geral coincide com ele. Portanto, é localizável em um tempo determinado da evolução, em que a sexualidade se separa do objeto natural, se vê entregue à fantasia e por isso mesmo se cria como sexualidade.

As crianças em suas descobertas anatômicas acabam descobrindo também o prazer quando estão se tocando. Mas como uma outra explicação, a pulsão sexual dos adultos não pode ser estimulada pela auto-admiração, porque o correto é que os estímulos tenham sua origem na pessoa do sexo oposto e não em si mesmo. Os estímulos de um sujeito adulto que se originam nos próprios órgãos pode ter um sentido homossexual se considerarmos que o esperado é que o estímulo se origine no outro sexo e não no mesmo sexo, ainda que se trate do próprio órgão. As pessoas que se masturbam acabam com sentimento de culpa, inseguras, comprometendo com isso a auto-estima, a espiritualidade e etc.

Como parte das conseqüências, Freud acreditava que a masturbação causa neurastenia e, ao contrario do que muitos defendem, H. I. Kaplan, em seu livro “Compêndio de Psiquiatria – Ciência do Comportamento e Psiquiatria Clínica”, página, 639, declara que a prática da masturbação é um ato sexual anormal.

De igual forma, a Bíblia não aprova esse comportamento e, para combate-lo, ela sugere o seguinte:

1.    Ocupe os seus pensamentos com coisas boas, não alimente lembranças obscenas. Fil. 4:6-8; 2º Cor. 10:5.

2.    O Salmista dizia que pensava na Lei do Senhor de dia e de noite. Sal. 1:2.

3.    Evite as más conversações, as más companhias. Elas corrompem os bons costumes. 1º Cor. 15:33.

4.    Quando orar, fale com Deus sobre esse assunto, explique com todas as palavras o quanto você está sofrendo e deseja se libertar disso. “Orai sem cessar”. 1º Tes. 5:17.

5.    Mantenha-se ocupado! “Mente desocupada é oficina de satanás”.

6.    Não dê lugar ao inimigo. Efe. 4:27.

·   Lugares como os banheiros e momentos como os que antecedem o sono, devem ser acompanhados de uma reflexão em Cristo. Lembre-se, esse é um campo de batalha onde o inimigo espera tirar proveito! Efe. 4:27.

·   Evite músicas, imagens ou atos que estimulem a sensualidade.

7.    Nunca se imagine incapaz para vencer a tentação. Tudo é possível com o poder Deus. Fil. 4:13.

8.    Numa luta podemos perder muitas batalhas, mas o importante é não perder a guerra.

9.    Portanto, não dê lugar ao desânimo. Jo. 16:33.

10. Jesus convida todos os cansados e oprimidos. Todos que, por alguma desventura, estejam sofrendo com alguma derrota, Ele promete solução e alívio. Mat. 11:28-30; Jo. 6:37.

Pr. Graciliano Martins