terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MEDITAÇÃO DA MANHA. BUSCAI AO SENHOR EM PRIMEIRO LUGAR.

ONDE ENCONTRAR SABEDORIA
Sábado, 15 de fevereiro


Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo. Provérbios 3:6

A Bíblia tem páginas e páginas com relatos incríveis de homens e mulheres que ajudaram a fazer a história do povo de Deus neste mundo. História que ainda hoje estamos escrevendo.

No livro bíblico de 1 Reis, encontramos Salomão e os fatos que marcaram seu reinado. Podemos ler sobre aquele momento em que Deus lhe disse que ele poderia pedir o que quisesse e receberia. Ele pediu sabedoria. Fruto dessa sabedoria são dois livros bíblicos que foram escritos por Salomão, e que devem ser alvos de nosso estudo: Provérbios e Eclesiastes. Logo no início, em Provérbios 1:4, Salomão explica por que escreveu esses livros: "Tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados."

Se você está aí "quebrando a cabeça" para resolver algum tipo de problema, e precisa de sabedoria, agora sabe onde encontrar. Vamos ver três dos muitos sábios conselhos deixados por Salomão:

1. Provérbios 1:7 – "Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender." Primeiro passo sábio: respeitar e obedecer ao Senhor.

2. Provérbios 1:8 e 9 – "Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência." Segundo passo sábio: ouvir o que os pais falam e colocar em prática os conselhos que eles dão.

3. Provérbios 10:5 – "Quem tem juízo colhe no tempo certo, mas quem dorme na época da colheita passa vergonha." Terceiro passo sábio: aproveitar cada oportunidade, não deixar escapar nenhuma.

Aqui apresentei apenas três dos muitos conselhos que encontramos nos 31 capítulos de Provérbios e que têm continuação nos 12 capítulos de Eclesiastes. Só que há muito mais! Salomão não foi egoísta e despejou ali toda a sabedoria que Deus deu a ele. Aproveite! Leia esses livros bíblicos, coloque em prática o que aprender ali e, como consequência, tenha uma vida sempre feliz.

Comece já. É pura sabedoria à sua disposição.




UM LIVRO QUE CAUSA POLÊMICA
Domingo, 16 de fevereiro


Este é o Cântico dos Cânticos, a mais bela das canções de Salomão. Cantares 1:1

Ontem conversamos sobre dois livros bíblicos que foram escritos por Salomão: Provérbios e Eclesiastes. Também é de autoria dele o livro de Cantares ou Cânticos dos Cânticos. Conheço pessoas que têm dúvidas a respeito desse livro. Perguntam com que objetivo Deus colocou esse texto em Sua Palavra.

No livro de Cantares, Salomão fala sobre um homem e uma mulher que eram casados e tinham a bênção de Deus. O livro fala sobre como se amavam e como desfrutavam de um dos maiores presentes que Deus deixou para o ser humano: a sexualidade.

Sei que você conhece esse tema. Talvez seus pais já tenham conversado sobre isso com você. Talvez no colégio os professores tenham abordado o assunto, ou ainda pode ser que você tenha falado com amigos a respeito. Uma coisa é certa: esse é um assunto sagrado. E, se o livro de Cantares está na Bíblia, é porque hoje, mais do que nunca, precisamos dele.

E por que precisamos dele? Porque hoje em dia, infelizmente, o inimigo distorceu os planos de Deus no que diz respeito ao sexo. O sexo foi criado e separado por Deus para a felicidade do homem e da mulher após o casamento, com o objetivo de formar uma família equilibrada, cercada de amor.

Mas hoje filmes, novelas, seriados, internet e revistas mostram homens e mulheres que não são casados praticando sexo fora do casamento, diferente do que é o plano de Deus. As pessoas que vivem assim são infelizes. Muitas delas fazem isso porque não conhecem a Deus e Seus maravilhosos planos para nós. Outras porque cederam à pressão de amigos e não conseguiram se manter firmes ao que é certo.

Quando Deus diz "não" para o sexo antes do casamento, Ele sabe o que está dizendo. Foi Ele quem nos criou e sabe o que é melhor para nós. Para você entender mais claramente os motivos de Deus para isso, leia com atenção a seguinte explicação: A psicologia diz que tudo o que fazemos fica gravado em nossa mente. Atos praticados nunca mais são esquecidos. Ou seja, as lembranças do que você fizer hoje vão acompanhá-lo durante toda a sua vida e poderão atrapalhar sua felicidade no futuro.

Para ser feliz é preciso seguir os conselhos e os planos de Deus em todos os aspectos da vida. Seja firme. Quando for necessário, saiba dizer "não".




CORAGEM – COISA RARA HOJE EM DIA
Segunda, 17 de fevereiro


Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, Eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações. Jeremias 1:4

Minha filha estava com seis anos quando fizemos uma viagem de Brasília para Guarapari, no Espírito Santo. Paramos para almoçar e percebi que ela estava observando um senhor que estava perto de nós. "Que pena, mamãe, aquele homem está fumando tanto!", disse ela.
Concordei e aproveitei para reforçar que o fumo faz muito mal à saúde.

Imaginei que o assunto iria parar por aí. Só que não foi assim. Ela me olhou firme e perguntou: "Vamos falar isso pra ele?" Fui apanhada de surpresa e fiquei sem saber o que dizer. "Você quer falar para ele que ele não deve fumar?" "Sim, só que não quero ir sozinha. Você vai comigo?"

E aí? O que fazer diante de um chamado desses? Você já foi convidado para alertar uma pessoa de que ela está andando em caminho perigoso?

Gosto da história de Jeremias, o profeta escolhido por Deus para dar um alerta ao rei Zedequias. Ele deveria avisar o rei e o povo que, se eles não se arrependessem de seus pecados, seriam escravos da Babilônia e a cidade seria destruída.

Deus Se aproximou de Jeremias e disse a ele o que está escrito no verso de hoje. Após essas palavras, Deus lhe deu a difícil tarefa de transmitir más notícias para o rei. A primeira reação de Jeremias foi dizer: "Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem" (Jeremias 1:6).

Só que após conversar mais com Deus, Jeremias aceitou a função e cumpriu seu papel. O fim da história não foi feliz, já que o rei não deu ouvidos ao profeta e acabou morrendo nas mãos dos caldeus.

Você também pode achar que é muito novo para ser usado por Deus. Mas isso é um engano. Deus quer que você seja útil para outras pessoas.

E, antes que você pergunte, sim, eu fui com minha filha falar com aquele homem que estava fumando. Ela se aproximou dele e avisou: "Tio, não fume não. Faz mal para sua saúde!" Se ele parou de fumar, eu não sei. Mas sei que minha pequena cumpriu a responsabilidade de alertar aquele homem.

As mesmas palavras que Deus disse para Jeremias, Ele diz hoje para você: "Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações" (Jeremias 1:5).



"UM" ENTRE A MULTIDÃO
Terça, 18 de fevereiro


Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e Eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Apocalipse 3:5

Vivemos em um país em que não se ouve falar sobre conflitos e guerras. Porém, lendo os jornais, ficamos sabendo de notícias assustadoras sobre bombardeios, ataques terroristas e guerras que acontecem em regiões distantes.

Na Bíblia, temos o relato de um jovem que foi arrancado de sua terra natal, com alguns amigos, em uma época de conflito. Foram tirados de seus lares para irem viver em um local distante e sem a menor perspectiva de retorno. Estou falando de Daniel e seus três amigos: Ananias, Misael e Azarias.

Milhares de jovens foram levados de Jerusalém para Babilônia, onde o rei Nabucodonosor ordenou que fosse feita uma seleção para separar os melhores dentre eles. Esse grupo deveria receber uma alimentação especial, aprender a língua, os costumes e a ciência dos caldeus. Precisariam estar bem preparados para viver no palácio e trabalhar para o rei.

Mas tem um detalhe nessa história que faz toda a diferença. O verso 6 do capítulo 1 do livro de Daniel diz que "entre os que foram escolhidos estavam Daniel, Ananias, Misael e Azarias, todos da tribo de Judá". Há uma palavra nesse verso que chama minha atenção. A palavra é "entre". Ou seja, no meio dos jovens escolhidos para irem para o palácio, apenas quatro se destacaram. Rapazes do povo de Deus que haviam recebido os mesmos ensinamentos que Daniel e seus amigos não tiveram seus nomes registrados na Bíblia. Por quê? Porque não permaneceram fiéis a seus princípios; quiseram fazer "o que todo mundo faz".

Faltaram a eles fé, força de vontade, determinação e coragem para serem diferentes da maioria e manterem-se fiéis a Deus. Medrosos e covardes, simplesmente aceitaram as imposições dos caldeus e não tiveram forças para manter sua ligação com Deus.

Há pessoas que dizem: "Não tem problema... Todo mundo faz desse jeito." Se alguém se aproximar de você com esse tipo de declaração, afaste-se e lembre-se de que medrosos e covardes não têm seus nomes escritos em lugar algum. Por outro lado, homens firmes em favor do que é correto, como Daniel e seus amigos, são conhecidos, por intermédio da Bíblia, por toda a humanidade.
Seja como eles e tenha seu nome escrito no livro da vida.