quarta-feira, 10 de julho de 2013

Troca da Guarda / Rodízio da Trapalhada / Zona Azul

O anjo do Senhor fica em volta [...] e os protege do perigo. Salmo 34:7

Foto: Troca da Guarda: http://bit.ly/ZaV7FF


Não é surpresa nenhuma que o Palácio de Buckingham seja o endereço mais vigiado de Londres. Afinal, é ali que mora a rainha do Reino Unido. Quando ela resolve viajar de avião, os aeroportos fecham o espaço aéreo. Se ela prefere ir de carro, o trânsito vira um caos, com ruas bloqueadas. Se ela fica no palácio, a segurança no local é reforçadíssima. Guardas reais, com seus chapelões pretos, ficam petrificados como estátuas nos acessos do palácio. Quem ousa atravessar sem a devida autorização é preso.

Por causa desse cuidado, em dias determinados, às 11 horas da manhã, ocorre um espetáculo promovido pelos guardiões da realeza. Milhares de turistas se aglomeram próximo aos portões do palácio para testemunhar a famosa troca da guarda real. A liturgia do procedimento é detalhada, o que inclui cavalos nobres, música oficial e guardas impecavelmente trajados.

Sabe de que isso me lembra? De outra troca da guarda, registrada na Bíblia. Paulo e Silas foram condenados apenas por fazerem o bem. Foram presos e jogados no fundo da cadeia mais protegida da cidade. Os guardas pagariam com a vida se descuidassem daqueles homens, considerados perigosíssimos. O estranho era ver os supostos criminosos cantando, recitando versos e orando ao Senhor. O lugar parecia mais uma igreja do que uma prisão.

À meia-noite, porém, guardiões mais poderosos, vindos do Céu, assumiram o controle da prisão. Um tremor abriu as portas. As algemas se soltaram como se fossem de papelão, e uma confusão absurda tomou conta do lugar. Os presos estavam soltos. Antes de o carcereiro se matar, antecipando a condenação que certamente lhe caberia, os apóstolos impediram aquele ato de desespero. Ainda naquela noite incrível, o guarda se entregou a Jesus.

Os guardiões celestiais que estiveram com Paulo e Silas também estão o tempo todo à sua disposição. A cada dia, os guardas do bem o protegem das tentações, perigos e ciladas do inimigo. É melhor estudar e brincar com os anjos ao seu lado do que ter a proteção de todos os soldados da rainha britânica.






Tanto as coisas boas quanto as más acontecem por ordem do Deus Altíssimo. Lamentações 3:38

Foto: Rodízio da Trapalhada: http://bit.ly/YQJ7Eo



Talvez você não precise ir muito longe. Perto de sua casa, pode ser que encontre o destino da viagem de hoje. Que tal um rodízio de pizzas, de sopas ou de massas? Para quem tem o estômago maior que a razão é um convite à gula. Para quem só quer experimentar vários sabores, sem pagar uma fortuna, é uma boa pedida. Sabe quando começou essa moda de refeição com rodízio?

Contam que, certa vez, em um importante restaurante brasileiro, um garçom todo atrapalhado não estava no seu melhor dia. Tentando atender apressadamente uma série de clientes, ele fez a maior confusão com o número das mesas. Desesperado com a revolta da clientela, o dono do estabelecimento teve uma ideia rápida e sábia: ordenou que todos os garçons servissem todos os pratos para todo mundo.

Como reação instantânea, o mau humor se transformou na maior satisfação da história do restaurante. Todos ficaram felizes e pediram que aquilo acontecesse novamente. A partir dali, teria surgido o costume de chamar “rodízio” o estilo de refeição em que se experimenta de tudo um pouco, pagando por uma porção. Se você for à França, Itália ou Estados Unidos, verá o quão incomum é ver isso por lá. E você também pode constatar como enriqueceram os brasileiros que inovaram com essa ideia por aqui.

Isso nos mostra que quando estamos dispostos a corrigir nossos erros, abre-se o caminho para importantes conquistas. A Bíblia traz muitas histórias de personagens que erraram, mas permitiram que Deus os corrigisse. Transformado por Jesus, o apóstolo Paulo deixou de perseguir os cristãos para ser um pregador do evangelho.

Por isso, não se sinta envergonhado de pedir ao Senhor para ajudá-lo a corrigir seus erros. Você irá perceber que Ele sempre estará disposto a lhe dar força para continuar e acertar. Com Cristo, um erro corrigido se transforma em um belo acerto.




Os quatro eram dez vezes mais inteligentes. Daniel 1:20



Você é muito novo para pensar em ficar velhinho. Mas sabia que tem um grupo de pessoas que está vivendo mais do que o restante do mundo? Então, seja bem-vindo à zona azul, uma expressão originada do inglês, que passou a definir gente que descobriu maneiras de viver mais tempo. Vamos viajar até esses lugares?

Em Okinawa, no Japão, tem um grupo de velhinhos com rugas nos olhos e um coração mais jovem do que nunca. Já em Sardenha, na Itália, várias pessoas que vivem nas encostas das montanhas ultrapassaram os 100 anos de idade! E na Grécia? Em Icária, descobriram que para cada três pessoas por lá, uma apagará mais de 90 velinhas no seu bolo de aniversário.

Nos Estados Unidos, existe uma cidade pequena que virou ponto turístico em razão da longa vida de seus moradores. Ela se chama Loma Linda. Tem um imenso hospital que chama a atenção. Mas o que mais intrigou a todos é que lá é o lugar onde se vive mais tempo em todo o continente. Em diversas matérias jornalísticas, mencionaram o estilo de vida da comunidade dos adventistas do sétimo dia como razão para a longevidade. E você, já pensou em viver mais?

Aqui vão algumas características de quem ultrapassa o centésimo ano de vida, segundo a pesquisa da zona azul: valorização da família, fugir do álcool e do cigarro, comer muita verdura e legumes, fazer exercícios físicos, ter bons amigos e caprichar nas castanhas. Que tal? Vamos encarar essa deliciosa aventura de fazer parte da turma da zona azul?

Um dia, Daniel e seus amigos fizeram exatamente isso e emudeceram a Babilônia com os resultados de sua saúde exemplar. Aproveite este dia para fazer o mesmo.

Cuide daquilo que alimenta seu corpo e sua mente. Com saúde e disposição, você será um instrumento valioso nas mãos de Deus. Seu testemunho vai alcançar muitas pessoas durante muito mais tempo. Quanto mais cedo você se cuidar, mais vida irá ganhar para servir a Jesus.


Inspiração juvenil