quarta-feira, 25 de julho de 2012

Descobrindo a linguagem do amor,pois amar é um ato de escolha




Você e seu cônjuge se amam? Aprendam como expressar esse amor de forma eficaz.



Você se sente realmente amado pelo seu cônjuge? Ele se sente realmente amado por você? Se a sua resposta é não, talvez seja porque você nunca aprendeu a falar a linguagem principal do amor de seu cônjuge. 

Depois de trinta anos de aconselhamento conjugal, eu aprendi que existem basicamente cinco linguagens do amor - cinco maneiras pelas quais as pessoas expressam e entendem o amor emocional. O importante é aprender a falar a linguagem do amor de seu cônjuge.

O que fere você?
O que faz você se sentir amado(a)? Qual o seu principal desejo? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, talvez seja necessário analisar o uso negativo das linguagens do amor. O que o seu esposo faz que fere você profundamente? Se as maiores dores no seu casamento provêm das palavras criticas do seu cônjuge, é bem provável que a sua linguagem do amor seja "palavras de afirmação". 

O que eu mais peço?
Outra forma de descobrir a sua linguagem do amor é perguntar: "O que eu mais peço do meu esposo?" Certa vez, uma esposa me disse: "Quando perguntei isso, minha linguagem do amor ficou óbvia. Vez após vez pedi "tempo de qualidade" ao meu esposo. Quando ele não me respondia, ou não tinha tempo para me atender, sentia que não era amada".

Continue aprendendo!
Do que eu mais reclamo? O que eu mais peço? Como eu expresso o meu amor a outras pessoas? Responder a essas três perguntas é um jeito fácil de descobrir a sua principal linguagem do amor. Da mesma forma, analisar as reações e pedidos de seu marido, ou de sua esposa, podem lhe mostrar as melhores maneiras de expressar o seu amor.

Um dos nossos maiores desejos é nos sentirmos verdadeiramente amados por nossos cônjuges. A chave para preencher as necessidades de amor de nossos queridos é aprender o que podemos fazer para que eles se sintam verdadeiramente amados. 

Estou convencido de que manter o reservatório de amor totalmente abastecido é tão importante para o casamento quanto cuidar do nível de óleo do carro. Viver o casamento com o reservatório de amor vazio pode custar mais caro à relação do que dirigir o carro sem óleo. 

Seja qual for a qualidade de seu relacionamento agora, sempre dá para melhorar.



O amor é um sentimento? Chapman afirma que sua demonstração é uma escolha



O princípio das cinco linguagens do amor tem ajudado milhões de casais a reacenderem a paixão e redescobrirem seus sentimentos um pelo outro. Agora, isso não acontece simplesmente porque alguém decidiu: "Eu vou ter sentimentos calorosos para com meu cônjuge novamente", ou "eu vou expressar meu amor por meu cônjuge, mesmo não tendo sentimentos calorosos para com ele(a)".

O amor emocional pode ser redescoberto. A chave é aprender a linguagem de amor de seu cônjuge e escolher falá-la regularmente. Sentimentos aquecidos são os resultados das ações de amor. O amor é uma escolha.


Uma arma poderosa

Como falaremos a linguagem do amor um do outro se nosso coração está cheio de mágoa, raiva e ressentimento por fracassos anteriores? Quando escolhemos expressar nosso amor de forma mais ativa e utilizamos para isso a primeira linguagem de nosso cônjuge, criamos um clima emocional que pode curar as feridas dos conflitos e fracassos de nosso passado. O amor não apaga o passado, mas altera o futuro.


Um tanque cheio

Satisfazer a necessidade de amor de minha esposa é uma escolha que faço a cada dia. Se sei qual é sua primeira linguagem de amor e escolho usá-la, suas necessidades emocionais mais profundas serão satisfeitas e ela se sentirá segura em meu amor.

Se ela fizer o mesmo comigo, minhas necessidades emocionais serão satisfeitas e viveremos com o "tanque" cheio. Em estado de plenitude emocional, conseguiremos canalizar nossas energias criativas para vários projetos de vida e, ao mesmo tempo, manteremos nosso casamento com estímulo e em crescimento.


Pode parecer estranho...

O que fazer se a primeira linguagem do seu cônjuge não for natural para você? Sempre me fazem essa pergunta em meus seminários, e minha resposta é: qual o problema disso? A linguagem do amor de minha esposa é "atos de serviço". Uma das coisas que sempre faço para ela como expressão de meu amor é passar o aspirador na casa. Vocês acham isso natural para mim? Existe uma única razão pela qual eu faço isso: amor. Por nenhuma quantia de dinheiro eu limparia outra casa; mas limpo a minha casa com vontade, por amor.

Pode-se concluir que, ao fazer algo que não lhe é natural, essa expressão de amor torna-se muito maior e mais significativa e seu cônjuge vai reconhecer isso. Quando limpo a casa, minha esposa sabe que aquele ato é 100% do mais puro e genuíno amor e eu assumo o crédito disso!


A chave para o aquecimento emocional

Todos os dias, a maioria das pessoas faz muitas coisas que não lhe são naturais. Para algumas, levantar cedo já é difícil. Porém, lutamos contra nossos sentimentos e saímos da cama. Por quê? Acreditamos que naquele dia algo compensará o 'sacrifício'. Geralmente, antes que o dia termine, nos sentimos bem por termos tomado aquela decisão. Nossas ações precedem nossas emoções. O mesmo ocorre com o amor.

Descobrimos a primeira linguagem de amor do cônjuge e tomamos a decisão de aprender a falá-la, quer seja natural, quer não. Não reivindicamos sentimentos ardentes e delirantes, simplesmente escolhemos fazê-lo para o bem daquele que amamos. Desejamos satisfazer as necessidades emocionais do cônjuge e nos predispomos a falar sua linguagem do amor. Com isso, seu "tanque do amor" fica cheio e há chances de que o outro também fale nossa primeira linguagem. 

Amar é uma decisão e cada cônjuge pode iniciar esse processo de "encher o tanque" hoje mesmo.

Amor através do toque físico


Abraço? Caminhar de mãos dadas? Descubra o carinho que mais agrada seu cônjuge


O toque físico pode iniciar ou terminar um relacionamento. Pode comunicar ódio ou amor. A pessoa cuja primeira linguagem do amor é "toque físico" receberá uma mensagem que irá muito além das palavras "Eu odeio você" ou "Eu amo você". Um tapa no rosto é algo difícil para qualquer criança enfrentar, mas para aquela que possuir o "toque físico" como primeira linguagem do amor, será devastador. Um abraço afetuoso comunica amor a qualquer criança, mas aquela que possuir o "toque físico" como primeira linguagem do amor desfrutará de forma mais intensa aquele gesto, sentindo-se amada e segura. A mesma atitude é válida para os adultos.




Como falar essa linguagem do amor


Toques amorosos podem ser explícitos e exigir sua completa atenção. Por outro lado, também podem ser implícitos e breves, como um toque nos ombros ao encher uma xícara de café, ou um rápido roçar no corpo ao passar pela cozinha. Uma vez que você descubra que o "toque físico" é a primeira linguagem do amor de seu cônjuge, sua única limitação é sua própria imaginação. Descobrir novas formas e lugares de toque pode ser um excitante desafio. Se você, normalmente, não beija seu cônjuge ao entrar no carro, poderá descobrir que esse gesto tornará sua viagem mais atraente. Abraçar sua esposa antes de ela sair para as compras poderá, além de expressar amor, trazê-la mais rápido para casa. Tente novos toques em novos lugares e pergunte a seu cônjuge o que ele sentiu: se os achou prazerosos ou não. Lembre-se: a última palavra é dele. Você está aprendendo a falar a língua dele.




Tempos de crise


De forma mais ou menos instintiva, abraçamos uns aos outros em tempos de crise. Por quê? Porque o "toque físico" é um poderoso comunicador de amor. Em épocas difíceis, mais do que em qualquer outra, precisamos nos sentir amados. Nem sempre devemos mudar as situações, mas podemos superá-las se nos sentirmos amados. Todos os casamentos atravessam crises. Desapontamentos fazem parte da vida. A coisa mais importante a ser feita para seu cônjuge, quando ele atravessar alguma crise na vida, é amá-lo. Se a primeira linguagem do amor dele for o "toque físico", nada será mais importante do que abraçá-lo quando ele chorar. Suas palavras talvez não tenham muita importância, mas o toque físico comunicará que você se preocupa com ele. As crises propiciam uma oportunidade singular para se expressar amor. Toques afetuosos serão lembrados muito tempo ainda após as dificuldades terem passado.


FONTE MUNDO CRISTÃO








Bem aventurança do casamento



Bem-aventurado o casal que continua a demonstrar carinho e consideração um com o outro depois que a empolgação dos primeiros anos passou.
Bem-aventurado o casal que é educado e cortês um com o outro como eles são com seus amigos.
Bem-aventurados são aqueles que têm senso de humor, pois este atributo é um grande "amortecedor de choques".
Bem-aventurados são aqueles que amam seus companheiros mais do que qualquer outra pessoa no mundo e que cumprem com alegria seus votos de casamento com uma vida inteira de fidelidade e respeito mútuos.
Bem-aventurados são aqueles que alcançam a paternidade, pois os filhos são herança do Senhor.
Bem-aventurados os que se lembram de agradecer a Deus por sua comida antes de tomá-la, e que separam tempo para a leitura da Bíblia e oração diariamente.
Bem-aventurados os cônjuges que nunca levantam a voz para o outro e que fazem de seu lar um lugar onde palavras desencorajadoras são pouco ouvidas.
Bem-aventurado o casal que fielmente vai a igreja e que trabalha junto para a expansão do reino de Deus.
Bem-aventurado o marido e a esposa que sabem lidar com suas diferenças e se ajustam sem a interferência dos parentes.
Bem-aventurado é o casal que tem um completo entendimento das finanças e que conseguiu uma parceria perfeita onde todo o dinheiro está sob o controle dos dois.
Bem-aventurados são o esposo e a esposa que humildemente dedicam suas vidas e seu lar a Deus e que praticam seus ensinamentos sendo leais, amorosos e não egoístas.
Este é mais um texto da série "Tempo de Refletir". Desconheço o autor.
Fonte: novo tempo.com amiltonmenezes

O AMOR QUE LIGA CORAÇÕES A CORAÇÃO



Verdades sobre o casamento

Por Amilton Menezes
image* Ter sucesso no casamento não depende tanto de encontrar a pessoa certa como de ser a pessoa certa. - Rabino B.R.Bricker
* Um casamento feliz sempre leva a um divórcio; você deve se divorciar do seu egoísmo. - Paul Frost
* Um casamento feliz é um edifício que precisa ser reconstruído cada dia. - André Maurois.
* Em todo casamento feliz há um triângulo amoroso: um homem, uma mulher e Deus. - Cecil Myres
* O compromisso de uma pessoa para com a outra no casamento não pode ser calculado pela matemática. É uma dádiva infinita que só poderá ser descontada na eternidade. - J.W.Von Goethe
* O casamento é a nossa última grande chance de crescer na vida. - Joseph Barth
* Onde começa a família? No cruzamento do olhar enamorado de um moço com o de uma moça - nenhuma alternativa melhor que essa já foi encontrada. - Sir Winston Churchill
* Não há coisa mais excelente, nem mais bela, do que o marido e mulher governarem a casa em perfeita concordância de intenções; os inimigos roem-se de inveja, os amigos exultam de prazer, e, mais que tudo, indizível é a satisfação que os esposos sente. - Homero
* Toda pessoa que é feliz no casamento pode ser qualificada como bem-sucedida, mesmo que tenha falhado em tudo o mais. - William Phelps
* O carinho da verdadeira amizade, o amor que liga coração a coração, é um antegozo das delícias celestiais. - Ellen White

PORQUE SERA QUE SOMOS COMO GOMER ''GOMER E DEUS''




Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Oseias 2:19

Nenhum outro livro da Bíblia revela o profundo e anelante amor de Deus como o livro de Oseias. Esse pequeno livro, muitas vezes ignorado, é o primeiro dos “profetas menores”, assim chamados não por apresentarem uma mensagem menos importante, mas por serem menos extensos do que Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel.

O livro de Oseias se divide em duas partes. Os capítulos de 1 a 3 narram a história de amor do profeta, sua esposa, Gômer, e seus filhos. Os últimos 11 capítulos se concentram em Jeová e Sua noiva, Israel. Além desse esboço, o livro requer uma análise mais profunda. Boa parte do livro de Oseias consiste em uma série de clamores angustiados que expressam tristeza pela condescendência com o pecado e a degradação de uma esposa adúltera. O orador é Deus, desesperado por Seu povo desobediente.

O livro inicia com uma ordem de Jeová que o profeta certamente mal pôde compreender: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor” (Os 1:2). Eles se casam, Gômer engravida e dá um filho a Oseias. Mais tarde, dá à luz uma menina, em seguida um menino, mas não identificados como sendo filhos legítimos de Oseias. O relato é sucinto, deixando-nos ler nas entrelinhas. No capítulo 3, lemos a ordem do Senhor para que Oseias aceite Gômer de volta. “Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera” (v. 1). Aparentemente, ela o havia deixado e se tornado escrava. Oseias a compra de volta (v. 2).

Será que essa história foi real, ou se trata de uma espécie de parábola? A evidência da Palavra de Deus é que se trata de uma história verídica, uma inacreditável história de amor e de esperança para uma esposa infiel. De sua experiência agonizante – o entusiasmo do amor genuíno, a dor de um casamento fracassado, a luta para perdoar e amar novamente – o profeta compreende uma história de amor ainda mais inacreditável, o amor de Deus por Israel.

Por que Deus amou tanto os judeus? Não seria o mesmo que perguntar por que Ele ama a você e a mim tão intensamente? Por que Ele está disposto a Se relacionar conosco, apesar de nossa infidelidade? Por que Ele nos perdoa? Por que Ele nos aceita de volta? Unicamente porque “Deus é amor” (1Jo 4:16). Foi essa a lição que Oseias aprendeu. Foi isso o que Jesus nos mostrou.

ESTAÇÕES DA ALMA




Semeiem a retidão para si, colham o fruto da lealdade, e façam sulcos no seu solo não arado; pois é hora de buscar o Senhor, até que Ele venha e faça chover justiça sobre vocês. Oseias 10:12

Em nossa vida cristã passamos por estações espirituais. São momentos característicos em nosso relacionamento com Deus.
A primavera da alma nos encontra repletos de energia e entusiasmo, ardentes em nosso primeiro amor, cheios de alegria pela descoberta das riquezas da graça.

No verão, nosso poder espiritual aumenta e amadurece à medida que o Senhor nos conduz a novos e empolgantes vislumbres de Sua glória.

O fruto do Espírito atinge o auge de sua doçura no outono, época em que o julgamento e o discernimento espiritual nos capacitam a ver com clareza e a proclamar prontamente os valores do Céu.

No inverno, nossa vida está protegida com o branco puro da justiça de Cristo, corrigindo as nossas imperfeições, eliminando a sujeira e a feiura. Por baixo dessa proteção, a vida está em atividade e crescimento, preparada no bom tempo de Deus para romper no glorioso espetáculo da primavera.

Há outras maneiras de encarar as estações da alma, claro. O inverno pode nos encontrar congelados e sem vida, a força da vida espiritual está aparentemente enterrada por baixo do peso da negligência e de oportunidades perdidas. No outono podemos agir de forma cansada e indiferente. Até mesmo no verão podemos despender todas as energias em fazer o trabalho do Senhor para a exaltação do nosso próprio ego em vez de colocarmos o Senhor e o Seu reino em primeiro lugar.

Passamos pelas estações da alma, às vezes progredindo à medida que o Senhor nos conduz da primavera para o verão, em seguida para o outono e depois para a beleza do cenário do inverno. Infelizmente, saltamos de um lado para o outro. O caminho de nossa vida espiritual é cheio de curvas e sequências de altos e baixos, em vez de uma linha reta em direção à plenitude de vida em Cristo. Começamos bem, mas recuamos. Nossas decisões são frágeis e inconstantes.

Esse não é o modo do Senhor agir, mas nosso. Somos fracos, falhos. Mas Ele é bondoso e paciente. Ele está atento a tudo o que ocorre em nossa vida, não apenas às ocasionais ações de bondade ou maldade, e isso é o que conta. Ele nos educa, molda-nos e aperfeiçoa-nos como joias para a glória eterna. Busquemos a Deus hoje de todo o coração.

UMA DEDICAÇÃO AO CRIADOR DA CRIATURA, PORQUE SEM DEUS NADA SOMOS.


Vamos nos dedicar mais e mais ao Senhor! Tão certo como nasce o Sol, Ele virá nos ajudar; virá tão certamente como vêm as chuvas da primavera que regam a terra. Oseias 6:3, NTLH

Você sabia que cada nascer do Sol incorpora uma promessa preciosa do Deus da graça? “Tão certo como nasce o Sol, Ele virá”, a Bíblia declara.

Essa promessa maravilhosa do Senhor se encontra no livro de Oseias, a história dupla de amor entre o profeta e Gômer e entre Deus e Israel. Em boa parte do livro, lemos a respeito do clamor angustiado do coração de Deus ao ver o amado povo se afastar cada vez mais dEle e afundar mais e mais no pecado:

“Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Os 4:6).
“Efraim aliou-se a ídolos; deixem-no só!” (v. 17).
“Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora” (Os 6:4).
“Seu cabelo vai ficando grisalho, mas ele nem repara nisso” (Os 7:9).
“São como um arco defeituoso” (v. 16).
“Eles semeiam vento e colhem tempestade” (Os 8:7).
“Efraim alimenta-se de vento [...] e multiplica mentiras e violência” (Os 12:1).
“Agora eles pecam cada vez mais” (Os 13:2).
Em meio a essa descrição de infidelidade, vemos um raio de esperança. O povo de Israel errante e volúvel decide se voltar para Deus: “Venham, voltemos para o Senhor. [...] Depois de dois dias Ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em Sua presença” (Os 6:1, 2).

Que bom seria se o livro tivesse acabado com esse verso! Que bom seria se o povo de Deus tivesse continuado a trilhar a estrada do arrependimento e da restauração! No entanto, ainda assim podemos contar com Deus. Se nos voltarmos para Ele, “tão certo como nasce o Sol, Ele virá nos ajudar”. Ele virá ao nosso encontro como a refrescante chuva da primavera que faz com que a semente germine e a flor desabroche.

Essa promessa é para você e para mim hoje, prezado amigo. Clame para que ela se cumpra em sua vida agora mesmo – a promessa do nascer do Sol.