sexta-feira, 24 de março de 2017

NÃO CORTA O CORDÃO UMBILICAL LOGO QUE NASCE SE FAZ NECESSARIO

1.815.505 visualizações
Medicina é
PORQUE NÃO DEVEMOS CORTAR O CORDÃO UMBILICAL IMEDIATAMENTE APÓS O NASCIMENTO?
Você sabia que o momento de cortar o cordão umbilical do seu filho é importante para a saúde dele?
Uma nova pesquisa feita pela Universidade do sul da Flórida, nos Estados Unidos, mostrou que esperar o cordão parar de pulsar para cortá-lo pode garantir a transferência de células-tronco, em um processo conhecido como transplante natural. Além disso, o atraso no corte reduz a incidência de hemorragia e diminui a necessidade de transfusões de sangue no futuro.
No útero, o sangue do bebê é oxigenado pela placenta. No nascimento, há uma mudança no sistema circulatório da criança para que comece a receber oxigênio pelos pulmões. A garantia de que essa transformação aconteceu, e que o bebê está preparado para respirar fora do útero, é quando a artéria do cordão pára de pulsar.
Além disso o corte tardio, em torno de 3 minutos após o nascimento, garante um aporte de sangue adicional da placenta para o bebê de aproximadamente 150ml, o que garante o seu aporte de ferro durante a infância toda e praticamente anula os riscos de ter anemia ferropriva.
Quando cortamos o cordão imediatamente após o nascimento, o bebê não recebe esse aporte de sangue e consequentemente terá menor aporte de ferro e de mielina. Esse déficit de mielina aumenta chance de comprometimento neurológico , retardo de desenvolvimento e QI reduzido.
Dentre outros benefícios de aguardar esses minutos, podemos citar:
- Melhor dilatação alveolar e consequentemente melhor respiração.
- Menor risco de Síndrome da Angústia respiratória.
- Menor risco de choque hipovolêmico e choque psicológico após o nascimento.
- Melhor perfusão cardíaca e cerebral, e consequentemente menor risco de insuficiência cardíaca.
- Melhor adaptação ambiental devido aumento da temperatura corporal.
- Menor risco de acidose metabólica devido esse sangue placentário ter Ph balanceado.
Portanto falem com seus obstetras e garantam esse aporte adicional de sangue e de saúde aos seus filhos, seja parto normal ou cesárea. É direito seu.
Não custa nada esperar parar de pulsar antes de cortar, e os benefícios para o bebê são para uma vida toda! ‪#‎CompartilheCONHECIMENTO‬
Texto do Dr. Domingos Mantelli.