terça-feira, 16 de abril de 2013

A Trilha Mais Perigosa



O Senhor nos guia no caminho em que devemos andar. Salmo 37:23

parte 01

Eu imaginava ter visto muitas aventuras, mas esta supera todas as outras em perigo. Calafrios embrulhando o estômago dissolvem a força das pernas. A morte parece estar a milímetros de distância. Não dá para voltar. Você tem que prosseguir. Só não olhe para baixo. Você está a 700 andares de altura!

Na China, há uma trilha que beira a insanidade. O monte Huashan, com seus cinco picos pontiagudos, entra para história por ter a mais perigosa trilha turística do mundo. E este é o problema. Se fosse uma escalada de alpinismo profissional, tudo bem. O assombroso é que as pessoas vão para lá como se fossem fazer montanhismo popular. De repente, enfrentam desafios dignos dos piores pesadelos.

A trilha recheada de escadas completamente verticais chega a dois mil metros de altura. E a última parte do Pico Sul – o mais alto – é estarrecedora. Apenas algumas tábuas estreitas estão fixadas na rocha, formando uma estonteante passarela. Enquanto o abismo parece sugar a visão, o vento tenta empurrar o corpo para baixo. Não tem corda, nem proteção: apenas uma corrente presa à rocha. É tudo. Colado à pedra, controlando a respiração desesperada, cada um tem que ir aos milímetros – e de costas. Por não saber o que vem depois, o pânico toma conta de cada célula do sobrevivente arrependido. E agora?

Assim como o alpinismo radical parece inicialmente uma simples aventura de montanhismo, o inimigo apronta suas ciladas para nos iludir. Ele tenta tornar inofensivas as coisas realmente perigosas. E o ser humano, por acreditar na pele de ovelha que reveste um dragão disfarçado, só percebe tarde demais.

Cuidado com os alertas de Deus! Não acredite nas miragens do mal. Nem fique discutindo com a serpente falante. Em cada escolha, o que pode estar em jogo é sua própria vida. E o Senhor sempre lhe mostrará a verdade quando for solicitado.

Vamos pedir para Cristo ser nosso Guia de viagem? Ele jamais nos conduzirá por trilhas perigosas. Mas a passarela do terror, lá na China, ainda pode ficar pior...

Mas o Senhor Jesus é fiel. Ele lhes dará forças e os livrará do maligno. 2 Tessalonicenses 3:3
parte 02

 Ainda estamos na pior trilha do mundo, subindo o quinto pico da Montanha Huashan, na China. E, quando tudo parece ser o fim, ainda fica pior. Pisando na ponta dos dedos sobre uma macabra passarela a cinco edifícios Empire State de altura, a próxima curva reserva um desafio de gelar a alma. Como se não bastasse, o corpo, paralisado e atônito, desacredita do que está vendo. Mas quem chegou até ali nem tem como voltar atrás.

De repente, as rústicas tábuas salva-vidas desaparecem. Só restam correntes frouxas pregadas à pedra. Nada mais! O vazio imenso do despenhadeiro atordoa a visão escurecida por uma tontura nauseante. Mas então surge uma saída de emergência. A rocha escorregadia tem pequenos buracos esculpidos no granito. É por ali? Sim! Pé após pé, mão após mão, lentamente o mais inimaginável obstáculo vai sendo ultrapassado. Quem passou por lá confirma: não há uma pessoa sequer que não revele o terror estampado no olhar.

Finalmente, com os nervos estilhaçados, chega-se à última trilha. Um estreito caminho com espaço para no máximo duas pessoas se estende acompanhado por um corrimão de cordas. De ambos os lados, há um despenhadeiro ainda mais alto. Mas agora ninguém pensa em nada. Todos querem apenas chegar ao topo, o mais rápido possível.

Para surpresa dos vitoriosos, o cume é ocupado por um pequeno templo milenar. É como se todo aquele percurso estarrecedor preparasse uma contemplação extrema do Poder Criador. E valeu a pena? Quem conquistou sua maior superação pessoal garante que sim. Afinal, não há nada que pague o prazer de subir ao topo do pódio pelos degraus da determinação.

Em nossa caminhada rumo ao Céu, também podemos nos surpreender com obstáculos assustadores. O mal fará tudo para impedi-lo de alcançar o seu objetivo. Mas com Cristo você irá superar cada desafio. Portanto, não se amedronte com o tentador. Refugie-se em seu Salvador. Em breve você alcançará os portais da eternidade.

QUE O SENHOR JESUS SEJA A SOLUÇÃO E A SEGURANÇA QUE VOCÊ PRECISA.