quinta-feira, 22 de março de 2012

QUANDO O CANSAÇO LHE SOBREVEM


Cansado...
Otávio Trinck
“Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta, os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.” Salmos 69.3

Cansado e desanimado, é assim que nos sentimos após um grande esforço físico, seja por um trabalho, esporte ou uma longa caminhada. A canseira nos leva ao desanimo, o corpo exige descanso e por mais que tenhamos vontade de continuar não conseguimos. Mas o cansaço físico pode ser recuperado facilmente com um bom descanso, sendo possível, logo em seguida, realizar tudo outra vez.

Porém, muitas vezes enfrentamos um cansaço que não vem do corpo, mas do espírito. Este cansaço não leva ao desanimo do corpo, mas a depressão e ao desgosto. Não se recupera apenas com um bom descanso, o processo é mais demorado e dificultoso.

A canseira física não nos preocupa, basta um bom descanso e sabemos que tudo se resolverá já a canseira espiritual não trás esta segurança, pelo contrário, o fato de não termos forças para mudar a situação é que aumenta o sofrimento. A canseira espiritual está sempre relacionada à nossas emoções e ao rumo que nossas vidas estão tomando. Geralmente nos abate o espírito quando nos vemos diante de uma situação da qual não sabemos como sair.

Quando nos sobrevém este cansaço o melhor a fazer é buscar ajuda, mas onde? As clínicas de psicologia estão lotadas de pessoas em busca do descanso para a alma, mas não creio ser esta a saída para um cristão.

O salmista diz: “estou cansado de clamar...” a primeira coisa a fazer é clamar a Deus, mas note, o salmista está cansado de clamar, o cansaço o levou a clamar e de tanto clamar está agora mais cansado que antes a ponto de lhe secar a garganta e os olhos desfalecerem. Será que Deus não está ouvindo o clamor?

Quantas vezes clamamos a Deus e Ele não nos responde? Isto aumenta o cansaço, mas será que Deus não responde? O salmista diz que se cansou esperando por Deus, mas esta é exatamente a solução, quando cansado, pare de lutar e apenas clame e espere.

A espera leva a dizer: “Porque o Senhor ouve os necessitados... Louvem os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se move.” Salmos 69.33-34

O cristão muitas vezes se encontra em cansaço espiritual, isso afeta toda sua vida, mas é preciso clamar a Deus e esperar Nele. Quando clamamos a Deus por descanso não indica que automaticamente Ele irá mudar a situação e remover o que nos cansa, mas nos dará força para vencer sem ficarmos cansados.

“Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.” Isaias 40.29

Quando cansado, clame ao Senhor e espere...