terça-feira, 2 de julho de 2013

Maior Púlpito e o Mirante Mundial

Foto: Maior Púlpito: http://bit.ly/10rj7ER
Vamos para a Noruega!





Ele é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Salmo 144:2

Como pastor, gosto muito de pregar. E todo pregador precisa de um púlpito. Ele pode ser de madeira, de acrílico ou até de vidro. O importante é ter um lugar para colocar a Bíblia e algumas anotações.

Hoje, vamos viajar para a Noruega para conhecer o maior púlpito do mundo. Prepare-se! É muito maior, mais alto e assustador do que você imagina. Ele é feito de rocha pura e, de cima dele, se tem uma das vistas mais impressionantes do planeta.

Isso mesmo! O Preikestolen é o ponto turístico mais visitado da Noruega. Esse país de auroras boreais, Sol da meia-noite e imensos desfiladeiros naturais ainda tem mais uma atração incrível. Traduzindo, o nome do lugar significa Púlpito de Rocha. É um paredão maciço de pedra bruta impressionante.

Com 604 metros de altura, o despenhadeiro de rocha em queda livre equivale a um prédio com mais de 220 andares. Lá no topo, um platô quadrado de 25 metros de cada lado é um convite irrecusável a avistar uma das imagens mais deslumbrantes da Terra. O que se vê são fiordes escarpados altíssimos, com rios serpenteando em suas bases e uma linda vegetação deslizando pelos lados. Contemplar o horizonte é uma experiência indescritível.

O que mais chama a atenção é que a rocha de admirável cinza claro parece ter sido fatiada por uma enorme faca afiada. O despenhadeiro é tão reto que os corajosos se deitam na ponta para olhar lá embaixo.

Ninguém sabe ao certo de onde surgiu a ideia de “púlpito” para esse templo do alpinismo, mas é impossível não pensar em Deus em um lugar assim. Quando Elias pregava, João Batista anunciava, Paulo causava surpresa ou João despertava emoção, todos esses grandes oradores da fé visualizavam um Deus maravilhoso em suas mensagens. Esse mesmo Senhor quer fazer parte do sermão de sua própria vida neste exato momento.

Você não precisa ser um tremendo pregador, nem exigir um púlpito na Noruega. Apenas se deixe usar por Jesus, e o milagre da salvação acontecerá em você e nos outros.



Temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Hebreus 4:15


A última das três tentações de Satanás para Cristo, após 40 dias de jejum do Salvador, é a que mais me chama a atenção. Jesus foi levado ao topo de uma montanha, e o inimigo descortinou perante Seus olhos os poderes, o fascínio, a fama, ou seja, aquilo que chamamos de atrações do mundo. Com uma ousadia impressionante, ofereceu-Lhe tudo, fazendo apenas um pedido em troca: “Se prostrado me adorares.”

Existe um lugar cuja formação rochosa me faz lembrar esse momento. Ontem vimos o maior púlpito da Terra, na Noruega. Hoje continuaremos nesse país incomparável. Vamos conhecer o Trolltunga? O nome é estranho. Significa “língua de Troll”. O local vale a viagem até a cidade de Odda. É lá que um pedaço de rocha horizontal se projeta no vazio, invadindo os ares a uma altura de 700 metros acima de um lago deslumbrante. São mais de 250 andares de queda livre. Sentar na ponta da língua de pedra, com os pés balançando no abismo, é para poucos desafiadores das alturas. Não há nenhuma proteção.

Outra formação rochosa alucinante se chama Kjerag. Imagine uma bolinha de gude espremida no meio de uma porta, impedindo-a de se fechar. Agora pense em uma esfera de pedra de cinco metros de diâmetro apertada entre dois imensos despenhadeiros. É um lugar surreal. As toneladas de pedra repousam no meio de dois paredões de 984 metros de altura. Acredita que o desafio para os destemidos é ficar em pé sobre ela, de braços abertos? Uau! Meus dedos suam frio só de pensar nisso...

A verdade é que ambos os lugares têm vistas incomparáveis. Dizer “lindo” é pouco.

Agora, mesmo que Cristo fosse levado até lá, nem por isso abriria mão do plano da redenção por causa da chantagem barata do inimigo. Ele recusou a miragem, aceitou a realidade da cruz e salvou a humanidade. O “não” de Jesus foi o “sim” para nossa eternidade. Vamos viver este dia agradecidos por isso? A vitória do Senhor foi nossa escalada para o Céu. De lá, veremos uma paisagem muito mais linda do que na Noruega.


M. juveni
lFoto: Mirante Mundial: http://bit.ly/W8LMrw