sexta-feira, 4 de novembro de 2011

COMO DEVEMOS NOS PREPARAR PARA RECEBER NOSSO VISITANTE ESPECIAL ""JESUS""


A PREPARAÇÃO PARA O SÁBADO

Sexta-feira
Para muitos adventistas do sétimo dia, a preocupação semanal de ter "tudo em ordem" para receber o sábado, faz com que o dia de "descanso e felicidade" se torne em um dia de "tensão e tristeza."
Mas, por que tem que ser assim? Aqui damos algumas orientações para a organização do seu tempo a fim de que a sexta-feira torne-se um dia mais tranqüilo do que tem sido para muitos.
O primeiro passo é: não deixar para nos preparar apenas na sexta-feira. Desde o domingo devemos nos programar para receber o sábado.
"Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como objeto de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida. Todos os que considerarem o sábado um sinal entre eles e Deus,... praticarão dia a dia os estatutos de Seu reino, orando continuamente a Deus para que a santificação do sábado sobre eles repouse..." (TS Vol. III, p. 20 )
Preparando-se em casa.
Planeje suas tarefas para cada dia, estabelecendo um plano de preparação para receber o sábado.
Lembre-se que a base do seu sucesso é começar bem o dia. Como? Um momento devocional com Deus deve ser a parte mais importante de nossa vida como cristãos. Se desejamos fazer tudo para a glória de Deus, devemos buscá-Lo primeiramente cada dia.
Sabemos que as circunstâncias de cada família são diferentes. Por isso é bom contar com a cooperação de cada um dos seus membros.
Uma boa administração da casa é importante porque mantém a família saudável, é um exemplo para os filhos, aumenta a dignidade e o "orgulho" na família e acima de tudo reflete nosso cristianismo.
O sábado deve ser o ponto central em torno do qual giram todas as nossas atividades, sejam elas domésticas ou em nosso trabalho aqui no Hospital Silvestre. Nosso conceito acerca do sábado e de sua importância deve ser aprofundado.
"As primeiras vitórias devem ser alcançadas na vida doméstica. Aí é que deve começar a preparação para o sábado..." (TS Vol. III, p. 20)



"... Na sexta-feira deverá ficar determinada a preparação para o sábado. Tendo o cuidado de por toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho... O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos..." ( TS Vol.III, p.22).
O segundo passo na preparação para o sábado é: ter em mente que esta preparação não consiste apenas em termos a casa arrumada e limpa, ou termos realizado todas as tarefas seculares durante a semana, tudo isso é muito importante, mas a verdadeira preparação é a espiritual. Devemos atentar para os seguintes pontos que podem perturbar nossa alegria sabática: falta de estudo da Bíblia, falta de oração durante a semana, preocupação com as atividades seculares, sobrecarga com as atividades da igreja, cansaço e desacordos com os outros e sobre este último, citaremos o que escreveu Ellen White:
"Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Neste dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento... Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares..."-(TS Vol. III, p.22).
Vale lembrar que temos a preocupação de que haja um interesse maior no sentido de observarmos o sábado de maneira correta em nossa instituição, o HAS. Para isso precisamos em cada setor planejar nossas atividades, sem perder de vista o objetivo do sábado, e sem esquecer que somos exemplos para aqueles que convivem conosco mas que ainda não fazem parte da IASD.
A SANTIDADE DO SÁBADO
Trovões e relâmpagos marcaram a presença de Deus no Sinai quando foi entregue a Moisés os dez mandamentos escritos pelo próprio Senhor. "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar." O mandamento começa e termina com um convite à santificação do sábado que foi declarado santo por Deus na criação.
A fulgurante manifestação de Deus no monte Sinai objetivou conscientizar os israelitas da santidade de Deus, revelada por Sua presença no tempo, o sábado, e mais adiante no lugar de culto, o tabernáculo. O povo deveria preparar-se para o solene encontro com a presença de Deus. Sua preparação incluiria a purificação pessoal e a demarcação de um limite ao redor do monte onde Deus Se manifestaria. Há lições preciosas que podem ser aplicadas à observância sabática. A preparação pessoal e delimitação do tempo comum em relação ao sábado são aspectos básicos na guarda do sábado. Não se pode honrar a presença de Deus no dia que Lhe pertence, se não se estabelece um limite entre o tempo sagrado e o de nossas ocupações pessoais.
Santo significa separado por Deus. A santidade do sábado reside na manifestação especial da presença de Deus, nesse dia, na vida do Seu povo. Isso significa que assim como o sábado é santo entre os demais dias, o cristão que o guarda sabe que está chamado a ser santo entre uma geração pecadora. Assim como Deus escolheu o sétimo dia para manifestar-se ao Seu povo, escolheu a esse povo para manifestar-se ao mundo:
"Sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" I Pedro 2: 9.
Observando o sábado como dia do Senhor, o Seu povo deve recordar permanentemente que esse dia é "sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor que vos santifica" Êxodo 31:13.
"Para os que guardam o sábado, esse dia é o sinal da santificação. A verdadeira santificação consiste na harmonia com Deus, na imitação do Seu caráter. Essa harmonia e semelhança são alcançados pela obediência aos princípios que são o transunto de Seu caráter. E o sábado é o sinal da obediência. Aquele que de coração obedecer ao quarto mandamento, obedecerá a toda a lei. Será santificado pela obediência." (TS Vol. III, p. 17).
Pr. Wladimir G. Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos amigos deixe seus comentários e terei prazer em responder, claro se desejar.
Pois será bem vindos.
E disse Jesus aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encornareis descanso para vossas almas.
Tenha sempre bons momentos ao lado de Jesus.