domingo, 9 de abril de 2017

MEDITAÇÃO DA SEMANA


Rede de Amigos


Não seremos atingidos



  1. Deus diz: Eu salvarei aqueles que Me amam e protegerei os que reconhecem que Eu sou Deus, o Senhor. Salmo 91:14


Felizmente, quase não ouvimos falar sobre terremotos aqui no Brasil. Em outros lugares eles são rotineiros. Tenho uma amiga que mora no Chile e, conversando com ela, fiquei sabendo que terremotos são comuns naquele país. São tão comuns que as construções são feitas para resistir a eles. É como se a estrutura das casas e prédios fosse flexível, de forma que a construção pode até balançar, mas não cai.



Só que isso não é nada perto das histórias dos grandes e terríveis terremotos. Lembro, por exemplo, daquele que quase tirou do mapa o Haiti, um pequeno país que fica na América Central. O abalo aconteceu no dia 12 de janeiro de 2010; afetou várias cidades e foi tão forte que causou a morte de mais de 100 mil pessoas.



Existem muitas histórias sobre terremotos. Uma delas está na Bíblia. Certa vez, Paulo e Silas estavam em uma cidade chamada Filipos, quando foram presos, espancados e jogados no cárcere, com os pés amarrados em troncos. A noite chegou, e eles permaneceram tranquilos orando e cantando louvores a Deus. Perto da meia-noite, houve um grande terremoto. A força do abalo abriu todas as portas da prisão e todas as correntes dos prisioneiros. O carcereiro, que era responsável pela ordem do local, acordou e viu aquela cena. Desesperado, ele pensou em se matar. "Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido" (ver Atos 16:27). Foi nesse momento que Paulo gritou para ele: "Não faça isso! Todos nós estamos aqui!" (verso 28). Maravilhado, o carcereiro percebeu que havia algo especial com aqueles homens. Como consequência, ele e toda a família aceitaram a Jesus e foram batizados.



Na Bíblia, lemos que por ocasião da volta de Jesus haverá também um terremoto. Será um tremor violento que abalará a estrutura da Terra, mas não atingirá nenhum dos salvos. Deus sempre cuidou, cuida e cuidará de cada um dos Seus filhos. Quando eu e você estamos com Ele, nada pode nos atingir. Podemos até ter problemas, mas Ele está sempre nos ajudando e fazendo com que todas as coisas contribuam para o nosso bem.



Que durante este dia você se lembre de que Deus está ao seu lado e é muito poderoso. A Bíblia diz: "Ele o cobrirá com as Suas asas, e debaixo delas você estará seguro" (Salmo 91:4).


Amor pelos desconhecidos


  1. Ame os outros como você ama a você mesmo. Mateus 22:39

A Grécia é um país que fascina muitas pessoas. Localizada no sudeste da Europa, ela foi o berço em que nasceram a democracia, os Jogos Olímpicos, a literatura ocidental, e, se você gosta muito ou não de matemática, saiba que foi ali que tudo começou. Nesse país, viveram e desenvolveram suas teorias os famosos filósofos. Pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras, entre outros.



Os gregos também acreditavam em vários deuses. Criam que eles habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia antiga. Desse local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram considerados imortais, mas possuíam características de seres humanos, como ciúme, inveja, traição e violência. Alguns dos principais deuses gregos eram: Zeus (deus de todos os deuses), Afrodite (deusa do amor) e Poseidon (deus dos mares).



Foi nesse ambiente, especificamente na cidade de Atenas, que certa vez o apóstolo Paulo foi parar. Na verdade, ele chegou lá apenas para esperar por seus amigos Silas e Timóteo. Assim que eles chegassem, seguiriam viagem para outro lugar. Só que, ao chegar ali, e ver aquela quantidade enorme de estátuas e ídolos que havia por toda parte, Paulo não conseguiu ficar calado. Começou a pregar. Pregava nas sinagogas e nas praças públicas. Muitos o ouviram, até mesmo filósofos que viviam naquele tempo.



"Vejo que em todas as coisas vocês são muito religiosos. De fato, quando eu estava andando pela cidade e olhava os lugares onde vocês adoram os seus deuses, encontrei um altar em que está escrito: 'Ao Deus desconhecido'. Pois esse Deus que vocês adoram sem conhecer é justamente aquele que eu estou anunciando a vocês" (Atos 17:22, 23). Após suas palavras, vários creram em Jesus.



Paulo amava todas as pessoas, mesmo sem conhecê-las direito. Ele sentiu tristeza ao ver os gregos perdidos no meio daquele monte de falsos deuses e não se calou. Queria vê-los ao lado da verdade.



Quero ter esse mesmo sentimento por todos os que estão ao meu redor hoje. Quero ver em cada um deles um candidato ao Céu.
E você? Sente que é capaz de desejar a salvação de todas as pessoas?



Deus ama profundamente a todos. Quer que todos se salvem e conta comigo e com você para que isso aconteça.






  1. Viaje com o comandante certo



Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque Eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! Josué 1:9



No dia 13 de janeiro de 2012, um navio chamado Costa Concórdia, com mais de quatro mil pessoas a bordo, bateu em algumas rochas e virou perto da ilha de Giglio, na Itália. O acidente causou dezenas de mortes.



Só que o que mais chamou a atenção foi o fato de o comandante do navio, capitão Francesco Schettino, ter sido um dos primeiros a abandonar a embarcação! A regra diz que, em casos como esse, o comandante deve ser o último a sair. Os passageiros que sobreviveram ficaram chocados quando souberam que haviam confiado sua vida a um comandante covarde.



Naufrágios sempre aconteceram. O apóstolo Paulo também viveu uma situação dessas. Ele e mais 275 pessoas seguiam em direção a Roma. Quando chegaram a uma região chamada Bons Portos, Paulo aconselhou os oficiais do navio a pararem um pouco, já que os ventos indicavam perigo. Eles não deram ouvidos aos conselhos de Paulo. Pouco depois, ventos fortes, como de um furacão, começaram a soprar.



Foram 14 dias de horror com ventos, chuvas e escuridão. Só que Paulo estava no barco e isso fez toda a diferença. Paulo, que tinha Jesus como comandante de sua vida, levantou-se e disse a todos: "Tenham coragem. Ninguém vai morrer; vamos perder somente o navio. Digo isso porque, na noite passada, um anjo do Deus a quem pertenço e sirvo apareceu a mim e disse: [...] 'Deus, na Sua bondade, já lhe deu a vida de todos os que estão viajando com você'" (Atos 27:22-24). E assim foi. O navio partiu-se em pedaços quando bateu em um banco de areia, mas todos os passageiros e tripulantes se salvaram.



No dia a dia, você é o navio e sua vida é o mar. Há épocas em que está tudo bem e o mar está calmo e tranquilo. Só que há momentos difíceis, assuntos sérios para se resolver, e problemas que aparecem quando você menos espera. Nessas horas, o mar da sua vida fica agitado e tempestades com ventos e ondas violentas jogam seu barco para todos os lados. Jesus tem que estar no barco da sua vida. Mas Ele não pode ser um passageiro comum; tem que ser o comandante.



Então, fique tranquilo porque, quando vier uma tempestade, Ele não será o primeiro a sair. Ele ficará ao seu lado, carregará você no colo, e o ajudará em todos os momentos. Confie sua vida ao comandante Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos amigos deixe seus comentários e terei prazer em responder, claro se desejar.
Pois será bem vindos.
E disse Jesus aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encornareis descanso para vossas almas.
Tenha sempre bons momentos ao lado de Jesus.